segunda-feira, 30 de agosto de 2021

“Vinhais - Judeus, marranos e Inquisição”: um pouco mais sobre a presença dos judeus no nordeste transmontano

 Obra científica que, a partir de agora, permite saber um pouco mais sobre a presença dos judeus no nordeste transmontano, mais concretamente no concelho de Vinhais
O livro é de Jorge Ferreira e foi apresentado em Rebordelo, uma terra marcada pela presença judaica. Segundo explica o autor, a obra transporta-nos até ao medo que os judeus sentiam em se mostrar e assumir como tal. "Trata da presença dos judeus na região transmontana, mais concretamente no concelho de Vinhais, desde a instalação das primeiras judiarias em Portugal, no início da nossa nacionalidade, até ao século XX, quando se tentam resgatar os marranos de Trás-os-Montes, libertando-se do medo de se assumir como judeus praticantes"

Um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo escritor há alguns anos e que teve por base alguns dos 419 processos judaicos, que estão no arquivo nacional da Torre do Tombo. Jorge Ferreira diz ter ficado surpreendido com a quantidade de pessoas que foram condenadas à morte. "Há coisas impressionantes. Por exemplo, neste caso de Vinhais há um número extremamente elevado das pessoas que foram condenadas à morte. Há 30 processados que pagaram com a própria vida. Se não pagaram com a própria vida é porque fugiram, foi queimada a sua estátua".

O livro seria apresentado no IV Simpósio sobre Judaísmo, da Academia Montsefarad, da qual Jorge Ferreira faz parte, que iria acontecer em Chaves, o ano passado, mas que a pandemia impediu que se realizasse.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário