quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Jovem italiano consciencializou crianças de Bragança para a sustentabilidade ambiental

 Um jovem italiano esteve no último mês, em Bragança, a implementar um projecto que pretendia consciencializar crianças para a sustentabilidade ambiental


Giorgio Nardone é um estudante italiano de 22 anos que trouxe até Portugal a iniciativa designada Be Green.

O estudante da Universidade do Minho, natural de Roma, diz que sempre quis experimentar o voluntariado.

“Quando eu vi esta oportunidade para entrar neste projecto com crianças, que nunca trabalhei com crianças, eu fiquei chocado, porque eu pensei que era algo que nunca iria fazer na minha vida, no meu trabalho que é complemente diferente disto. Eu nunca fiz voluntariado e chamou-me à atenção e eu queria fazê-lo porque é completamente diferente”, contou.

Giorgio destacou ainda que os portugueses estão mais consciencializados sobre a questão ambiental do que os italianos.

“Trata-se de sensibilizar as crianças para terem mais hábitos verdes, algumas actividades que nós fizemos, por exemplo, estão relacionadas com isso. A escola tem uma série de condições, entre elas, um belíssimo pinhal e aquilo que fizemos foi limpá-lo”, explicou.

O jovem italiano chegou a Bragança no dia 29 de Junho e esteve até ao início de Agosto em colaboração com a instituição escolar.

Giorgio Nardone confessa que os portugueses foram uma agradável surpresa, “são pessoas respeitosas, e simpáticas” e que o fizeram sentir em casa desde o primeiro dia.

No que refere ao Colégio do Sagrado Coração de Jesus, no âmbito do projecto “Be green” garante que se sentiu parte de uma grande e unida família.

“Os professores são muito próximos das crianças, como se fossem uma família grande, isso surpreendeu-me, porque eu nunca vi isso numa escola, como é o caso aqui em que os professores, os auxiliares e a irmã Elza são muito chegados, são como amigos, não são apenas colegas”.

A sua viagem quase foi cancelada devido à pandemia, mas apesar do perigo que a covid-19 representa, Giorgio sentiu-se sempre seguro e conseguiu cumprir as actividades que tinha planeado sem grandes transtornos.

O italiano mostrou interesse em voltar a visitar Portugal.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário