Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 19 de setembro de 2021

Especialistas, entidades e alunos à procura de soluções verdes no IPB

 Semana da Economia Circular 2021. À procura de soluções para redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.


Especialistas, entidades e alunos estiveram empenhados em encontrar soluções verdes para empresas do território durante a Semana da Economia Circular 2021, que se realizou na Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Bragança, de 13 a 17 de setembro.

Integrar a Economia Circular em novos modelos de negócios foi o principal objetivo da Semana da Economia Circular 2021, que terminou na sexta-feira (17 de setembro), organizada pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em parceria com várias entidades portuguesas e espanholas.

De referir, que Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Além de sessões de esclarecimentos, apresentações, workshops e debates, 16 alunos, divididos em quatro grupos, foram desafiados a desenvolver soluções para casos reais de empresas da região.

É o caso da empresa produtora de alfaias agrícolas, em Mogadouro, que na sua atividade desperdiça anualmente dezenas de toneladas de aço e ferro. Também a empresa produtora de vinhos “Valle de Passos”, em Valpaços, lançou o repto para encontrar uma solução para o aproveitamento do bagaço, engaço e borras que resultam da sua produção, entre outras.

Para os alunos, esta tarefa de encontrar soluções é o que mais os entusiasma. Ana Lopes, aluna de Gestão de Empresas do ISMAI, apesar de não estar diretamente ligada à área ambiental, considera que no “futuro não se poderá gerir uma empresa sem integrar a Economia Circular”. Já Alan Silva, que está a fazer mestrado em Tecnologia Ambiental, na Escola Superior Agrária de Bragança, diz que “esta oportunidade de trabalhar na prática com as empresas é muito importante para o seu percurso”.

O professor, Artur Gonçalves, responsável pela organização, explica que o projeto vai mais longe e não se fica, apenas, pela realização da Semana da Economia Circular. “Agora estes alunos vão procurar e investigar soluções para apresentar às empresas”, explica.

Nesta Semana da Economia Circular, o IPB reuniu um conjunto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do Projeto INTERREG Circular Labs, dirigidas a empresas, instituições, investigadores, alunos e à população em geral, criando uma oportunidade para o debate em torno da Economia Circular e do seu impacte na sociedade contemporânea.

Presente na cerimónia de encerramento do evento esteve a secretária de Estado para a Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que lembrou que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estão abertas as manifestações de interesse dos apoios relacionados com a bio economia. Além disso, acrescentou ainda que há muitos apoios também no programa Portugal 2030 que se destinam a consórcios para apoiar as empresas dos territórios do Interior a transitar da economia linear para a circular.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional: EP- INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, com fundos FEDER, e envolve um consórcio que é formado por 11 entidades de Portugal e de Espanha: Fundación EOI (Lider), Fundación Patrimonio Natural de Castilla Y León (FPNCyL), Diputación de Ávila, Ayuntamiento de Valladolid, Universidad de Salamanca (Usal), Instituto Ourensán de Desenvolvemento Económic (Inorde), Fundación Paideia Galiza, Maieutica – Cooperativa de Ensino Superior (ISMAI), Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (ADITEC), Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Município de Montalegre.

Sem comentários:

Enviar um comentário