Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Empresa Transmontana de Turismo de Natureza “trabalha” índices de felicidade no trabalho

 Com sete anos de atividade e 10 colaboradores permanentes, empresa transmontana de Turismo de Natureza coloca a “satisfação” no trabalho e a “estabilidade emocional” da equipa, na linha das prioridades.


A postura da PortugalNTN® no recrutamento e nas condições de trabalho que oferece aos seus colaboradores é, no mínimo, “inspiradora” e muito pouco usual no mundo empresarial.

Criada por dois oficiais do exército, atualmente na reserva, a empresa, com pouco mais de sete anos de vida, tem vindo a crescer de forma contínua e sustentada. Os dois sócios, João Neves e Domingos Pires, acreditam que este crescimento se fica a dever à entrega, dedicação e comprometimento de toda a equipa, uma entrega que, acreditam, está diretamente ligada às condições de trabalho que garantem.

A Portugal NTN®, trabalha em três segmentos distintos: Consulting, dedicado ao planeamento e implementação de projetos ligados ao Turismo de Natureza, desenvolvendo soluções sustentáveis que melhorem as experiências e a valorização dos territórios; Walking, um segmento que assenta em programas estruturados com duração variável e foco nas caminhas e experiências ligadas aos produtos endógenos; e Adventure, um segmento de aventura, que coloca aos clientes desafios, que vão desde programas de trekking, teambuilding e workshops.

Contratam, preferencialmente, recursos humanos locais, com forte ligação à terra e às origens, que valorizem a respeitem a identidade dos territórios, que demonstrem forte paixão pela natureza e que encontrem neste espaço o cenário ideal para trabalhar.

Cumpridos estes requisitos e uma vez que vestem, literalmente, a camisola da Portugal NTN®, passam a usufruir de algumas regalias. “Todas as sextas-feiras à tarde são livres e na última sexta de cada mês não trabalham”, adianta João Neves.

“Os horários são flexíveis e ajustados à vida pessoal de cada colaborador”, acrescenta Domingos Pires, sublinhando a importância de atribuir esta liberdade aos funcionários, evitando situações de stress que podiam ser causadas por não conseguirem ajustar o seu horário com as necessidades da família, nomeadamente dos filhos.

Todos os colaboradores recebem formação específica, altamente qualificada, dentro da sua área de responsabilidade da empresa, paga na totalidade pela entidade empregadora. Os salários são acima da média em relação ao que é praticado no mercado, mas ao qual acresce um seguro de saúde, com estomatologia, e o pagamento do subsídio de alimentação, em cartão, a 7,63 euros diários.

No ato da contratação a empresa assume que se o colaborador corresponder, no mínimo será aumentado de 3 em três anos obrigatoriamente, “mas o que tem acontecido é um aumento anual dos salários de todos os colaboradores”, explica Domingos Pires.

Se a empresa apresentar solidez financeira, o que tem acontecido sem exceção nesta caminhada de sete anos, nas férias e no Natal os colaboradores recebem prémios de produtividade. “É um incentivo que entendemos que devemos atribuir, apesar de não ser um compromisso assumido na contratação”, alega Neves.

Para além destas facilidades que fazem a diferença na vida pessoal de cada colaborador, também há algumas benesses que resultam com fator de motivação: no dia de aniversário de cada elemento da equipa, ou do respetivo cônjuge, é assumido que têm folga; pelo menos uma vez por ano a empresa realiza uma ação de Team Building com toda a equipa, incluindo as respetivas famílias, para manter a união e promover o envolvimento das famílias com a empresa.

Para além de tudo isto todos os colaboradores recebem equipamento que inclui, botas, t-shirts, camisolas, imperáveis, casacos, calças, luvas e todo o equipamento necessário para o exercício das atividades desenvolvidas, desde a implementação de infraestruturas de turismo de natureza à realização de atividades de animação, caminhadas, trails, vias ferratas etc.

Cada colaborador da equipa participa na escolha e na decisão de compra de todo o material e todos os equipamentos de que necessite para o exercício das suas funções, desde os equipamentos informáticos, softwares, drones, etc., até ao equipamento necessário para realizar trabalho de campo e implementar os projetos de Turismo de Natureza.

E é graças a este conjunto de condições que a equipa manifesta elevados níveis de motivação, que se traduzem num forte empenho com consequente aumento dos índices de produtividade. “Quando há mais pressão no trabalho, todos os colaboradores, sem exceção, respondem às necessidades e garantem que as tarefas são concluídas dentro dos prazos de execução”, conta Domingos Pires.

Este espírito de grupo, o brio pelo trabalho que exercem, torna a empresa altamente produtiva, contribuindo para crescimento constante do volume de negócios.

O conceito é simples, trabalhadores felizes produzem mais e com inegável qualidade superior.

Cliente satisfeito é cliente fidelizado

Este é o outro dos segredos de sucesso da Portugal NTN®, a preocupação na satisfação total do cliente.

A empresa impõe elevados níveis de exigência em todos os trabalhos que realiza, sejam grandes ou pequenos projetos. E depois de implementados a própria empresa trata de promover o território onde realizou cada projeto.

Foi esta uma das razões que levou a Portugal NTN® a criar um segmento de Imagem e Comunicação, através do qual produz informação e material promocional que oferece gratuitamente aos territórios e aos clientes.

A promoção nas redes sociais de projetos e territórios onde operam é a iniciativa mais frequente mas não a única, atualmente a Portugal NTN® está a produzir vídeos promocionais para cada um dos territórios onde implementou projetos, divulgado e promovendo não apenas as infraestruturas e atividades diretamente ligadas a esses projetos, mas também o património, a identidade cultural, a paisagem, a gastronomia e vinhos, as experiências que, no fundo, são todos os elementos necessários para trabalhar verdadeiramente o conceito de Turismo de Natureza de forma sustentada.

Sem comentários:

Enviar um comentário