Número total de visualizações do Blogue

8846250

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Rio de Onor lança rota de experiências por moinhos e lameiros

 Para dar um novo fôlego ao turismo no coração do Parque Natural de Montesinho, em Bragança, está em marcha a criação da Rota dos Moinhos e dos Lameiros, na União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor. Propõe um roteiro com 34 quilómetros de percursos em territórios da fronteira para revalorizar uma região em franco despovoamento.


A ideia parte "do aproveitamento da matéria-prima que temos", afirmou o presidente da junta da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, este domingo, durante a apresentação do projeto em Rio de Onor, a aldeia que é uma das Sete Maravilhas de Portugal.

A freguesia composta pelas aldeias de Aveleda, Guadramil, Rio de Onor e Varge é rica em fauna e flora, onde veados e cegonhas convivem, mas também em património e em cultura, de que os caretos e as festas dos rapazes são o expoente máximo e resquícios do antigo comunitarismo. Além disso tem dois dialetos, o rionorês e o guadramilês, em risco de se perderem.

É, precisamente, toda esta matéria-prima que o autarca quer aproveitar para atrair turistas, partindo da recuperação do património, como escolas, moinhos e antigas casas dos médicos. "Queremos valorizar, recuperar e promover o património que temos, para divulgar a oferta turística na região e atrair mais gente. Vamos ainda criar um posto de trabalho", descreveu Mário Gomes que não perde de vista o outro lado da fronteira não só para alargar a rota, mas para captar visitantes.

O autarca estima um investimento de meio milhão de euros para erguer este caminho para salvar a fronteira, onde vivem cerca de 200 pessoas, em quatro aldeias.

A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, considera que "o mais importante é estar finalizado", porque o projeto é muito importante em termos transfronteiriços. "Dentro do Programa Interreg temos o POCETEP-Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça que será uma fonte de financiamento e um caminho para este projeto e no Programa de Recuperação e Resiliência há programas ligados às aldeias despovoadas", afirmou a secretária de Estado.

A apresentação foi "o dia um do compromisso, para que o sonho se torne realidade", destacou o autarca, que lançou um apelo aos vizinhos espanhóis para que "tornem a cooperação transfronteiriça uma realidade" e que colaborem para erguer o projeto.

Apesar de a ideia assentar no valor natural e cultural desta zona transfronteiriça, a junta de freguesia quer fazer uma aposta na tecnologia para proporcionar ainda experiências virtuais ou holográficas na recriação dos costumes. "Por exemplo saber o que sente um careto na festa dos rapazes", sublinhou Mário Gomes.


O património da freguesia é vasto. Existem 12 moinhos de água, três prontos a trabalhar, várias escolas primárias desativadas e outros edifícios. Na escola de Aveleda querem instalar um centro de apoio aos exploradores. Na escola de Rio de Onor, a ideia passa por criar um centro de interpretação da cultura e dos costumes. Em Guadramil, a casa do médico vai ser recuperada para instalar um centro de divulgação dos dois dialetos da freguesia, o Rionorês e do Guadramilês. Na casa do médico de Varge vai ser instalado um centro etnográfico.

A ideia foi apresentada a uma comitiva ibérica composta pelas secretárias de Estado da Valorização do Interior e do Turismo, o embaixador Português em Madrid, o conselheiro regional para a cultura e Turismo de Espanha, Xavier Ortega, e representantes do turismo portugueses e espanhóis.

"Reunimos em Rio de Onor uma série de entidades que podem dar uma ajuda para tornar este projeto realidade, mostrar o seu valor e assumir o compromisso que o vamos desenvolver", observou João Mira Gomes, embaixador de Portugal em Madrid que quer "construir pontes e facilitar contactos".

Quem pela primeira vez viu o interesse do projeto foi Maria de Lurdes Vale, diretora de Turismo de Portugal em Espanha, que há dois anos durante uma visita à região para ir à Feira do Fumeiro de Vinhais acabou por se deslocar também a Rio de Onor, acabando por se encantar com este sonho de uma grande rota pelo Montesinho.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário