Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Academia de Mirandela leva alunos à aldeia para estudar potencialidades do Turismo

 A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT) de Mirandela vai levar os alunos à aldeia para conhecer e estudar no terreno as potencialidades turísticas das tradições locais, divulgou a instituição.


As aldeias transmontanas são guardiãs de muitos dos atrativos regionais e a escola superior do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), sediada em Mirandela, decidiu incluí-las nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, com uma visita a Suçães, na segunda-feira.

A iniciativa pretende chamar as aldeias para esta data, como explicou à Lusa a diretora da escola, Sónia Nogueira, e aproximar a academia das mesmas para que a formação ou projetos sejam adaptados às necessidades.

Com cerca de duas centenas de alunos a frequentarem os cursos relacionados com o Turismo, nomeadamente um técnico superior profissional, uma licenciatura e um mestrado, todos os anos a escola celebra a data e este ano escolheu como tema ‘O Turismo Junta-se às Aldeias para Um Crescimento Inclusivo’.

Para a diretora da escola, não fazia sentido falar disto num auditório, sem envolver a aldeia, e escolheram a de Suçães, em Mirandela, para as atividades do Dia do Turismo, na segunda-feira, 27 de setembro.

“Temos é que ir para a aldeia falar nisto e a ideia máxima é acima de tudo este envolvimento da academia no sentido de nós conseguirmos aferir as necessidades das aldeias em termos de formação e de como é que a escola se consegue aproximar”, referiu.

Estar no terreno é, para a diretora, a forma de perceber se o que é preciso é dar formação aos habitantes da aldeia no sentido de melhor receberem os turistas ou ajudarem a desenvolver projetos.

“Estando lá, observando, é que nós realmente sabemos de que forma é que nos conseguimos aproximar a essa potencialidade e de que forma conseguimos dar resposta, quer seja através de projetos quer seja através de formações ou cursos”, concretizou.

As atividades previstas para segunda-feira envolvem a recriação dos produtos típicos como a bola sovada, que ganhou o nome da tareia que leva na masseira antes de cozer, e de outros tipos de pão típico, confecionados nos fornos comunitários.

Na terra do azeite, está também programada uma visita a um lagar e a um olival, para dar a conhecer aos alunos a rota deste produto, num dia que termina com uma degustação de iguarias.

O programa pretende também uma discussão sobre o tema com especialistas convidados que irão falar do relacionamento entre as potencialidades de uma aldeia e o que a academia pode oferecer à mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário