Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Uva celebra património rural com Festa dos Pombais

 Inserida na celebração do Divino Santo Cristo, a aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, recebeu, este sábado, a primeira Festa dos Pombais


A iniciativa serviu para mostrar o trabalho que tem sido feito pela Palombar. A associação, que ali tem sede, tem vindo a recuperar os pombais daquela aldeia, que, no total, tem perto de 50. Para isso conta com a ajuda de jovens voluntários, como Tiago Daniel. Licenciado em Biologia, o jovem descobriu veio ajudar a recuperar o património. "Depois de tirar a licenciatura decidi tirar um gap year e encontrei este projecto que me pareceu muito interessante. Todas as manhãs ajudamos a recuperar um pombal da aldeia e à tarde temos várias actividades, sendo que já conhecemos Algoso, Vimioso, etc. O pessoal é amigável. É uma terra pacata mas bonita. Sinto-me em casa".

O campo de trabalho em que o jovem participou termina hoje. Teve a duração de 15 dias e foi já o sexagésimo.

Sara Freire e Violeta Vilaça, da associação de conservação da natureza e do património rural, dizem que muitos jovens têm ali passado e que a aldeia agradece o movimento. "As pessoas gostam muito do dinamismo e ficam muito agradadas de ter tantos jovens na aldeia", disse Sara Freire. "A comunidade oferece couves, salada, o que tem na horta, para os jovens cozinharem durante os campos de trabalho. Há sempre uma troca de experiências", rematou Violeta Vilaça.

Cristina Miguel, presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, também se diz agradada com o trabalho que ali tem sido feito e que ajuda a preservar a aldeia. "O património mais rico é o humano mas as pessoas só ficam nas aldeias se o restante património estiver recuperado. Esta recuperação do património tradicional vale a pena e a Palombar tem sido uma mais valia".

A Festa dos Pombais ofereceu um programa bastante diversificado a quem por ali passou. Música, teatro e passeios interpretativos marcaram o último sábado em Uva, que celebrou o Divino Santo Cristo.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário