Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Substituição das condutas de água do concelho de Macedo de Cavaleiros vai começar já nas quatro aldeias com mais problemas

 Já vão começar a ser substituídas as condutas de abastecimento de água do concelho de Macedo de Cavaleiros, que nos últimos anos tem sido dos piores do país no que diz respeito a água desperdiçada.


Os trabalhos vão começar pelas localidades onde as perdas são maiores, mas o objetivo é substituir, na íntegra, as condutas do concelho todo, refere o vice-presidente da Câmara Municipal de Macedo, Rui Vilarinho:

“Vamos iniciar pelas aldeias mais problemáticas, onde os índices de perdas e roturas são maiores, nomeadamente Castelãos, Amendoeira, Vale da Porca e Cortiços. Vai ser uma requalificação profunda, de base, e acreditamos que nestas quatro localidades os problemas de fugas e perdas de água vão terminar.

Este assunto para nós é premente e estamos a incidir todos os esforços nesse sentido.

É um trabalho que queremos depois continuar noutras aldeias, se houver candidatura quanto melhor, mas se não houver faremos na mesma, embora seja mais difícil usando o nosso orçamento.

Queremos continuar a trabalhar no sentido de requalificar a rede de água no concelho todo.”

A renovação das redes de água nestas aldeias é financiada a 100%, em resultado de uma candidatura ao Fundo Ambiental, e o valor ascende a um milhão de euros.

De acordo com o último relatório anual publicado da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), que é relativo a 2020, Macedo de Cavaleiros passou de primeiro a segundo município que mais água perde no país. Em relação a 2019, a redução foi de 3%.

Rui Vilarinho diz que a monitorização da rede tem dado bons resultados:

“O mais importante de tudo é que estamos a monitorizar a rede. 

Sabemos, ao segundo, onde está a haver um consumo maior do que é normal naquela hora. Quando isso acontece, vamos acudir logo ao problema e tentar identificar o sítio específico da perda/rotura, através dos nossos equipamentos.

Uma conduta a verter água, de entre cinco a sete dias, representa rios de metros cúbicos e é muito dinheiro. É com a monitorização que estamos a ter ganhos.

Temos dados que mostram que, de facto, estamos a ter resultados maravilhosos, ainda não tanto quanto queremos mas, perante o que estávamos, estamos muito melhor.”

Os contratos para as primeiras substituições de condutas já foram assinados e os trabalhos devem começar em breve.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário