Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de março de 2023

Comprar produtos de Mogadouro à distância é possível através de plataforma online com mais de 20 produtores do concelho

 Preservar as tradições e os costumes da região é o objectivo da plataforma online “Origem: Mogadouro”, criada pela câmara municipal e a associação comercial


Foi apresentada no passado sábado e os produtores, comerciantes e agentes locais, tiveram a oportunidade de trocar experiências e opiniões sobre temas como a economia local e o turismo.

Exemplo do sucesso do evento foi o caso de Elisabete Gomes, proprietária do restaurante “A Tasquinha” que ficou a descobrir que grande parte dos produtos que utiliza diariamente no seu restaurante pode comprar directamente em Mogadouro.

“Eu fiquei pasma da minha vida ver metade destes senhores a venderem produtos que eu utilizo todos os dias e tenho que ir comprá-los a outros sítios depois de eles os venderem. Falta comunicação entre todos, eu espero bem que eles vão lá que eu compro sem dúvida alguma”, sublinhou.

O chef de cozinha Luís Martins, considera que, além da carne, Mogadouro tem variadas potencialidades e infindáveis produtos, que com a plataforma são mais fáceis de promover.

“Antigamente comia-se uma cozinha de pobreza, mas criativa, onde tínhamos uma grande riqueza de receituário e a partir do momento que começámos a ter tudo acessível começou-se a afunilar para a chamada carne assada, que tem todo o seu valor, nós somos reconhecidos por causa disso, mas temos outro tipos de produtos, o mel, os cogumelos, as castanhas, os marmelos, temos uma infinidade de produtos e acho que isso vai trazer pessoas cá”, disse.

A plataforma Origem: Mogadouro já ultrapassou as cinco mil visitas, no espaço de meio ano, e conta com a adesão de 23 produtores, entre eles o produtor de vinho Fernando Mogadouro, que vê neste projecto uma mais-valia para alavancar a sua marca.

“Adesão à plataforma já foi feita no sentido de poder dar prolongamento àquilo que eu não tenho capacidade para fazer sozinho em termos de promoção. Nada impede de fazer o nosso trabalho em termos de promoção, mas gostaria de ter essa ajuda por parte do concelho e desta plataforma que me vai permitir chegar mais longe, porque em termos de budget eu não essa capacidade”, referiu.

Segundo João Neves, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro, após meio ano de actividade, o balanço positivo.

António Pimentel, presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, explicou que a marca se encontra em processo de registo.

O evento “Partilhar a Origem” aconteceu este sábado e foi aberto a todos os interessados para conhecer e apoiar os produtos locais e as tradições do concelho de Mogadouro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário