Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de março de 2023

Exposição “Terra Fria, Alma Quente” mostra a beleza do planalto mirandês

 Foi inaugurada a 14 de março, em Miranda do Douro, a exposição fotográfica “Terra Fria, Alma Quente”, uma coleção de fotografias de Cláudia Costa, que retratam o dia-a-dia nas localidades rurais do planalto mirandês, onde a natureza, os animais e as pessoas que a habitam são a sua maior beleza.


A inauguração da exposição fotográfica, na Casa da Cultura Mirandesa, contou com a presença da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, que referindo-se à mostra fotográfica disse que aí está a essência da região.

“Ao contemplar as fotografias da Cláudia Costa vemos as paisagens, os animais, as nossas gentes e as suas tradições, que afinal são os principais elementos identitários da nossa terra. Com esta exposição, a Cláudia, a par do dom artístico e fotográfico, revela uma grande atenção à nossa realidade”, disse.

Helena Barril mostrou-se convencida de que o público que visitar a exposição “Terra Fria, Alma Quente”, certamente vai apreciar, ainda mais, os encantos da ruralidade, na Terra de Miranda.

Sobre a exposição, a artista, Cláudia Costa, informou que através das fotografias quis dar a conhecer o nordeste transmontano e de um modo especial, o planalto mirandês.

“Nestas fotografias procuro mostrar a região ao longo das várias estações do ano: o inverno, a primavera, o verão e o outono. E para quem vê as fotografias de inverno, por exemplo, certamente consegue imaginar o frio que se sente nesta região”, disse.

Referindo-se ao título da exposição “Terra Fria, Alma Quente”, a autora, acrescentou que nas fotografias pretende também destacar o acolhimento, a docilidade e a generosidade das pessoas (e dos animais, como o burro de Miranda!).

“Para contrabalançar com o frio do inverno, quis sublinhar o calor da alma das pessoas”, disse.

Cláudia Costa é natural de Lisboa e em janeiro de 2011 decidiu mudar-se para o planalto mirandês, onde trabalha, desde então, na Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA).

“Tenho uma grande afeição pelo burro de Miranda e em 2011 decidi vir fazer voluntariado na AEPGA, Esta experiência tornou-se depois num trabalho a tempo inteiro, o que permitiu ir descobrindo paisagens maravilhosas, pessoas incríveis e conhecer de perto a cultura local e as antigas tradições”, disse.

Questionada sobre o problema do despovoamento, Claúdia Costa, partilhou da preocupação geral e expressou votos de que haja mais oportunidades profissionais para atrair e fixar mais jovens nesta região.

A exposição “Terra Fria, Alma Quente” vai estar patente ao público de 14 de março a 11 de maio de 2023, na Casa da Cultura Mirandesa, em Miranda do Douro.

Numa viagem pelas estações do ano, conta estórias da Terra Fria Transmontana.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário