Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de março de 2023

O PODER DO PENSAMENTO

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Vou vos contar uma pequena história para desopilar a mente, ocorrida no Médio-Oriente, entre beduínos, que cruzavam largo e árido deserto.
Este caso explica perfeitamente, o curioso fenómeno psicológico, que nos ilude – pensamos erradamente, que estamos naufragados em complicado labirinto ou cativos em fortes grilhetas, que, na realidade, nunca existiram:
Atravessava imponente caravana de beduínos, extenso deserto, levando numerosa cáfila, carregada de tendas e mercadorias.
Pelo declinar do sol abrasador, abrigaram-se num aprazível oásis. Os criados apressaram-se a prender os quadrúpedes, mas verificaram que perderam uma estaca. Eram trinta camelos e só havia vinte e nove varas.
Pensaram prender dois animais na mesma estaca, mas recearam que brigassem.
Não sabendo como resolver o problema dirigiram-se ao senhor da caravana, para pedir-lhe conselho.
Após aturada ponderação, recomendou-lhes:
- Espetem as 19 estacas, e prendam os camelos. O que sobrou, levem-no, mansamente, e executem os mesmos gestos, como se o tivessem, realmente, a prendê-lo
Assim fizeram. O camelo a tudo assistiu, pacientemente. De seguida deitou-se, permanecendo quieto e tranquilo.
Ao romper da alva, levantaram o acampamento. Desmontaram as tendas e foram libertar os animais.
Ao chegarem junto do camelo, que permaneceu solto, verificaram atónitos, que continuava sossegado, aguardando a hora de o soltarem.
Pontapearam-no brandamente, para que se erguesse, mas o animal não obedecia.
Foram contar ao amo o sucedido, estupefacto pelo que viram.
Este apenas lhes disse:
- Ide! Façam todos os gestos como tivesse sido aferrado, e verão que prontamente obedecerá às vossas ordens.
Assim fizeram. O animal levantou-se, aguardando calmamente que o carregassem.
Esta inocente historieta é uma, entre outras, que o conhecido psiquiatra e psicólogo Platanov, narra no interessante livro: " Psicologia Recreativa", e recorda que "existem" amarras que não passam de ilusões, que nos dominam, criadas pelo nosso cérebro.

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário