No ano em que assinalam o 10º aniversário, as Termas de Vimioso, a única estância termal em funcionamento no distrito de Bragança, têm como objetivo promover a saúde através de dois novos projetos que serão lançados em maio.
A primeira iniciativa, liderada pela médica Raquel Diz, consiste na organização de passeios em grupo com a orientação de um profissional de saúde, chamada "Walk With a Doc".
Durante o percurso, que percorre uma distância de 1,7 km numa estrada com pouco tráfego, o médico aborda temas relacionados com a saúde e o debate é feito durante o passeio. Após a caminhada, o grupo participa numa sessão de relaxamento, como explica a responsável. “O objectivo é proporcionar às pessoas um momento de actividade física. Há muitas pessoas que não têm nenhuma prática de exercício físico e isso, obviamente, condiciona a saúde. O "Walk With a Doc" é esta actividade física associada à educação para a saúde. No começo, antes da caminhada, há um momento em que um profissional de saúde aborda um tema de saúde. Há uma conversa informal. De seguida há uma caminhada, de dificuldade ligeira a média. No final há uma actividade de alongamento”.
A segunda iniciativa consiste na participação num estudo liderado pela médica dentista Susana Morgado, que, segundo ela, visa aferir cientificamente os efeitos dos tratamentos termais na saúde oral. “Na altura, o estudo foi feito em Amarante porque foi a estância termal que ofereceu as condições logísticas para se desenvolver no momento. Estamos a falar de um grupo de águas, que são as águas com pH alcalino. A ideia é agora transpor o estudo para as termas de Vimioso”.
As Termas de Vimioso atendem anualmente cerca de 2 mil termalistas, mas o objetivo é aumentar este número, como revela Francisco Bruçó, responsável pelo espaço. “Tem vindo a atrair uma panóplia de turismo mais específico. Pessoas que querem vir passar um fim-de-semana para relaxar e ouviram falar que se faziam bons tratamentos nas águas da Terronha de Vimioso. As termas não têm que ser só vocacionadas para o físico”.
São diversos os tratamentos ali aplicados, que duram sempre, no mínimo 12 dias, com cerca de 24 pessoas. “A nível de tratamentos propriamente ditos temos aproximadamente 700 a 800 por ano”.
Os novos projetos nas Termas foram apresentados publicamente no dia 1 de abril, durante o seminário "Turismo Termal - Desafios", promovido pelo município de Vimioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário