Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

5.º BISPO DE MIRANDA - Entre 1579 e 16 de Abril de 1581 a 1592 [1]

D. Jerónimo de Meneses
– Doutor em teologia e reitor da Universidade 
de Coimbra, natural de Santarém. Filho de D. Henrique de Meneses, governador da Casa do Cível, e de D. Brites de Vilhena, filha de Rui Barreto, alcaide-mor de Faro; neto por seu pai de D. João de Meneses, conde de Tarouca e Prior do Crato.
Faleceu em Lisboa a 12 de Dezembro de 1600 da peste que então grassava naquela cidade e foi depositado na capela-mor da igreja de S. Francisco de Lisboa, até que em 1605 o seu sucessor fez trasladar seus restos mortais para a capela de Nossa Senhora da Saúde, no Porto, onde jazem, e não em Lisboa, como diz Pires (73); mas a legenda do retrato diz que jaz em Santarém.
Doutorou-se na Universidade de Coimbra a 21 de Outubro de 1570, assistindo pessoalmente a este acto o rei D. Sebastião(74). Ignoramos quando teve lugar a sua apresentação no bispado de Miranda, que devia efectuar-se entre 1579 (ano em que D. António Pinheiro foi transferido para Leiria) e 16 de Abril de 1581, onde já assistiu como nosso bispo às Cortes de Tomar, nas quais Filipe II de Espanha foi reconhecido como rei de Portugal.
A 5 de Setembro de 1592 tomou posse do bispado do Porto em que fora apresentado e que se achava vago pela morte do bispo D. Frei Marcos, sucedida a 3 de Setembro de 1591.
D. Rodrigo da Cunha(75) julga que o mosteiro de S. Bento de Bragança foi fundação deste bispo, para o qual trouxe do de Vairão, no bispado do Porto, pertencente à mesma ordem, religiosas de muita virtude. Ignoramos se efectivamente o prelado cooperou para a erecção deste convento que fundamentalmente lhe não pertence, como ao tratar dele mostramos; no entanto, pelo documento que damos noutro lugar (76), sabemos que D. Jerónimo de Meneses ofereceu, enquanto fosse bispo de Miranda, 50$000 réis para custeio das despesas das freiras de Santa Clara de Bragança, em 1585, e se prontificou a mandar vir algumas 

----------
(73) PIRES,Manuel António – Opúsculo de Considerações Históricas. Portugal – Dicionário histórico, artigo «Menezes» (D. Jeronymo de) e o Censual de todos os beneficios.
(74) Ibidem.
(75) CUNHA, Rodrigo da – Catálogo e História dos Bispos do Porto, parte II, cap. XL, p. 342.
(76) Ver o documento n.º 97.
----------

religiosas para iniciarem nele a profissão da ordem. D. Rodrigo, já atrás citado, louvando a caridade deste prelado, diz que «nos annos de esterilidade soccorreu com notavel grandeza os necessitados».
No Corpo Diplomático Português (77) encontra-se a bula Pastoralis officii, de 2 de Dezembro de 1579, concedendo à Inquisição a pensão de 400$000 réis sobre os frutos da mesa pontifical do bispado de Miranda, com certas cláusulas. Nas costas lê-se: «Intimei estas letras de S. Santidade ao muito Illustre Senhor D. Hieronimo, Bispo de Miranda, as quaes houve por intimadas e disse que as compriria assi e da maneira que se nellas contem e assinou em Santarem aos 28 dias de abril. – Hector Fernandes noitario apostolico e do Santo Officio o escrevi de MDLXXX.
Hyeronimo de Menezes, Bispo de Miranda».
A tela do seu retrato, que está no Paço Episcopal de Bragança, aponta a inscrição: D. Hieronimus de Mene / zes Scalabis natus, Rector in Universitate Collinbriensis Epis / copus Mirandensis postea Por / tucalensis, ubi natus ibi jacet / sepultus.
O Santuário Mariano, tomo V, pág. 547, diz que fora primeiramente bispo do Porto, no que padeceu engano.

----------
(77) Vol. X, fl. 565.
----------

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário