Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de maio de 2023

9.º BISPO DE MIRANDA - 1611 a 10 de Janeiro de 1614

 D. Jerónimo Teixeira Cabral – Natural de Lamego (93) e não de Évora como dizem alguns escritores (94); filho legítimo do desembargador Francisco Teixeira, cavaleiro da Ordem de S. Tiago e de sua mulher D. Brites Cabral (95). Frei Fernando de Abreu, já citado, diz que era irmão de D.Maria de Faria, mulher de Gonçalo Teixeira Pinto, governador da comarca de Lamego, e ambos filhos legítimos de Domingos de Almeida de Carvalho.
Foi D. Jerónimo Teixeira Cabral, graduado em cânones, cónego doutoral de Lamego a 26 de Novembro de 1582, cónego em Lisboa e inquisidor em Évora a 11 de Agosto de 1593.
A 1 de Novembro de 1598 (96) e não 1599 como traz a Lista dos Bispos de Miranda in Estatutos do Cabido, foi sagrado bispo de Angra do Heroísmo na igreja de S. Roque em Lisboa, de onde veio transferido para a Sé de Miranda em 1611, onde morreu e jaz sepultado, a 10 de Janeiro de 1614, estando já desde o ano anterior eleito para Lamego; porém, Azevedo (97) diz que faleceu em Madrid, onde fora agradecer ao rei o benefício da transferência. É, porém, menos exacto, pois o seu assento de óbito encontra-se no respectivo livro dos óbitos de Miranda do Douro, fl. 17 v., que o dá como falecido em Miranda a 10 de Janeiro de 1614 e natural de Lamego. O nome que lhe aponta é D. Jerónimo Teixeira Cabral.
No Paço Episcopal de Bragança guarda-se em tela o seu retrato acompanhado da seguinte legenda: D. Hieronymus Ferreira (98); / Lameci ortus obiit / X januari anno Domi / ni M. D. C. XIV in hac civi / tate Mirandensi in Cathe / drali jacet sepultus.

----------
(93) AZEVEDO, Joaquim de – História Eclesiástica da Cidade e Bispado de Lamego, 1877, p. 81. PIRES,Manuel António – Opúsculo…, p. 23. Lista dos Bispos de Miranda. CUNHA, Rodrigo da – Catálogo e História dos Bispos do Porto, parte II, cap. XL. História Eclesiástica dos Arcebispos de Braga, parte II, cap. LXXVIII.
(94) FONSECA, Francisco da – Évora Gloriosa, «Epílogo» dos quatro tomos da Évora Ilustrada, vol. I, p. 330.
(95) AZEVEDO, Joaquim de – História Eclesiástica do Bispado de Lamego, p. 81.
(96) Ibidem.
(97) Ibidem. Trata também deste bispo o Catálogo dos Bispos de Angra, por SOUSA, António Caetano de, in «Memórias da Academia», de 1722.
(98) É a primeira vez que lhe encontramos este apelido, que igualmente lhe dá o Censual de todos os benefícios, manuscrito in-fólio existente na Câmara Eclesiástica de Bragança, o qual, desde fls. 339 até 365, contém a lista dos prelados da diocese, acompanhada de alguns dados biográficos.
----------

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário