No passado dia 20 de Maio decorreram, em Torre de Moncorvo, os Dias Templários promovidos pela Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) em colaboração com o Município de Torre de Moncorvo.
O evento iniciou com o hastear da bandeira, tendo decorrido durante o dia um acampamento que contou com várias atividades como esgrima histórica, arco e besta históricos, artes e ofícios e danças medievais que aconteceram no Largo Dr. Campos Monteiro.
À tarde teve lugar uma tertúlia que contou com as intervenções de Antero Neto, Professor, Historiador e Escritor, Rui Leal Leonardo sobre Arqueologia, História, Etnografia, Genealogia e Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo com a moderação de Mafalda Nascimento, secretária geral da OPCTJ. No decorrer da tertúlia foram abordados os problemas e as oportunidades dos territórios templários. No que diz respeito a Torre de Moncorvo foi ainda identificado o legado existente dos templários, o património e a sua promoção, as dificuldades em fixar população e o fraco apoio dado pelas instituições na divulgação dos recursos existentes.
Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, ressalvou a importância desta iniciativa “pelos meios que a OPCTJ tem a nível internacional de divulgar o património, a cultura, a gastronomia e os espaços museológicos que os nossos territórios têm. Esta é uma boa forma e uma boa cooperação do Município de Torre de Moncorvo ser conhecido e reconhecido pela sua capacidade de trabalho e no que tem feito em termos culturais, portanto esta parceria com a OPCTJ é sempre bem-vinda quer nos dias templários quer noutras organizações que se venham a fazer no futuro.”
Mafalda Nascimento, secretária geral da OPCTJ, explicou que os dias templários são “um evento itinerante que dura um ou dois dias e cujo cenário é sempre o património, preferencialmente templário , mas de acordo com a missão objetivos e a visão da OPCTJ o que importa é divulgar os territórios, naturalmente o nosso contexto é templário mas não deixamos de promover os produtos endógenos dos locais que visitamos e mesmo fazer a divulgação a nível nacional e internacional através das nossas redes colaborativas.”
O Grande Comendador da OPCTJ, Nascimento Costa, referiu que foi escolhido Torre de Moncorvo, “por aquilo que, entretanto, nós ao longos destes dias, no contacto que tivemos de mais proximidade, conseguimos perceber, aquilo que é o património que existe aqui e aquilo que se falou nesta tertúlia a dificuldade que há de comunicação, que com certeza a OPCTJ com os seus membros e as suas comendas no território conseguirá ajudar neste objetivo, uma vez que já chega a muitos locais.”
Os dias Templários é uma marca registada entre os parceiros OPCTJ, Associação Thomar Honoris e Turismo Militar.
Sem comentários:
Enviar um comentário