A exposição foca-se em diversas manifestações artísticas, passando pela pintura, arquitetura, escultura e arte têxtil. Segundo Carina Lopes, a esposa do artista, Daniel Matias é um artista livre, que utiliza a arte de diversas formas.
“O Daniel é um artista que tem várias inspirações, vários momentos e acho que isso está refletido no trabalho que ele apresenta. Não há uma lógica de telas, de materiais. Ele normalmente pinta e cria em estados diferentes. Há estados de euforia, há estados de tristeza. É nisso que ele se baseia, por isso é que ele é um artista que se classifica a si próprio um artista livre. Não segue nenhuma forma de arte específica. Acho que é uma forma de expressão, uma diversidade de expressões, como o nome indica. É ele a exprimir-se nas tintas, nos materiais. Não há uma razão lógica para isto. Ele faz isto para exprimir estados de alma.”
Segundo alguns habitantes macedenses presentes na inauguração da exposição, o artista Daniel Matias é uma inspiração para Macedo de Cavaleiros e uma espécie de mentor para os jovens que querem seguir esta área.
“Arte é uma coisa muito abstrata e não vale a pena grandes formações e formatarmos as pessoas porque quando nasce, nasce. E um artista será sempre um artista com um poder intrínseco, como é o caso. Está à prova de todos o trabalho que aqui foi feito e desenvolvido. Acho que pode servir de inspiração, até mesmo para jovens artistas da terra.”
O Presidente da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, refere que é intenção da junta dar destaque aos artistas locais:
” Mostrar e dar a conhece os artistas locais, aqueles artistas amadores, por assim dizer. Nos vários âmbitos, nomeadamente dança, escrita, pintura, neste caso artes plásticas, escultura e pintura. Já tivemos também outra exposição de pintura e desta vez escultura, pintura e artes plásticas, de alguém da casa, o Daniel. Eu acho que as pessoas vão começar a aderir e a ideia é essa, mas também dar oportunidade às pessoas que têm um hobby e têm o dom, para se chegarem à frente e também mostrarem o seu trabalho.”
A exposição pode ser visitada no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros até 18 de junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário