Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Festa da Cereja regressa a Alfândega da Fé com garantia de "quantidade e qualidade"

 A Festa da Cereja regressa no segundo fim de semana de junho a Alfândega da Fé, com a garantia de “qualidade e quantidade”, apesar das quebras na produção inicial, informou hoje a organização.


O evento anual é da responsabilidade da Câmara Municipal deste concelho do distrito de Bragança, que fez da cereja um emblema e que, adianta em comunicado, “apesar de se registarem algumas quebras, em especial na produção inicial, devido ao tempo quente que se fez sentir durante o mês de abril, os produtores garantem que a qualidade e a quantidade de cereja para a realização” do certame.

A “Festa da Cereja&co”, com quase 40 anos, decorre entre 09 e 11 de junho na vila transmontana e este ano regressa ao Parque Municipal de Exposições, incluindo um conjunto de iniciativas ligadas à cultura e gastronomia.

No início do mês de maio, o presidente da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, Luís Jerónimo, apontava à Lusa para uma quebra na produção para metade das 40 toneladas de cereja do potencial produtivo do concelho, devido às amplitudes térmicas do mês de abril, com calor de dia e frio durante a noite.

Esta condição afetou a floração das primeiras cerejas, as chamadas temporãs, mas a colheita de meia estação, que ocorre em junho, “não foi tão afetada”, ficando pelos 20%, segundo o dirigente.

A cooperativa de Alfândega da Fé prevê, contudo, uma produção final superior à do ano passado, porque há "vários pomares de cerejeiras novos que estão a entrar em produção, devido às apostas feitas em novas plantações e reconversão de outras que foram feitas em anos anteriores”.

Os produtores garantem que a cereja não falta durante os três dias da festa, que serve também para promoção e venda de outros produtos regionais, como os queijos, enchidos, cogumelos selvagens, azeites, vinho, frutos secos, com destaque para a amêndoa, doçaria e bolos típicos, como os rochedos e os barquinhos, característicos do concelho transmontano.

A festa tem animação musical com artistas como Tony Carreira, Nuno Ribeiro e Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

No programa constam também iniciativas ligas à gastronomia, cultura, desporto e atividades na natureza, bem como o Dia do Agricultor, com atividades temáticas ligadas à agricultura, à produção de cereja e à Bio Região dos Lagos do Sabor.

O município disponibiliza visitas guiadas aos pomares de cerejeiras, mediante inscrição prévia, nas quais os visitantes podem degustar o fruto diretamente da árvore.

HFI (FYP) // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário