Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de maio de 2023

ONDE NASCERAM OS MEUS OLHOS

Por: Maria da Conceição Marques
(colaboradora do "Memórias...e outras coisas...")

Fui concebida em Bragança, no interior das entranhas férteis da terra, sob o olhar vigilante do castelo, onde brinquei de rainhas e princesas, reinando sobre a imaginação que florescia no meu coração infantil.
Os meus pais, símbolos de honestidade e amor, criaram-me numa atmosfera de afecto e dedicação. Foi nessa atmosfera de união que as asas da minha liberdade começaram a formar-se, como pássaro em busca de horizontes mais amplos.
A minha família moldou a minha essência, e foi no reino maravilhoso de Miguel Torga que aprendi sobre os valores simples que me nutrem a alma.
Nos raios de sol que atravessavam as muralhas do castelo, descobri a beleza das pequenas coisas, e nas vozes dos meus pais, repletas de sabedoria, encontrei a força para enfrentar os desafios que a vida me apresentaria.
A cada passo que eu dava, sentia a terra acariciar-me os pés, como se me estivesse guiando por um caminho mágico.
O perfume das flores selvagens impregnava o ar, envolvendo-me numa dança subtil de fragrâncias que despertava meus sentidos.
Foi nesse cenário de serenidade que os meus olhos encontraram a sua essência. Enchiam-se de luz e cor, absorvendo cada detalhe da paisagem com uma curiosidade insaciável. Cada pétala, cada folha, cada nuvem no céu era uma obra de arte a ser apreciada e guardada na minha memória.
Foi neste ambiente de pura inspiração que meus sonhos tomaram forma.
Contemplava o voo gracioso dos pássaros e imaginava-me deslizando pelos céus, livre como eles. Observava as montanhas distantes e viajava em pensamentos, explorando terras desconhecidas e descobrindo novos horizontes.
Os meus olhos eram janelas para um mundo vasto e infinito, onde a imaginação se misturava com a realidade. Eles capturavam momentos fugazes e eternizavam-nos na minha alma. Assim, os meus olhos são portadores de memórias, guardiões de beleza e condutores de emoções.
Nasceram nas terras de Bragança, mas encontraram lar na imensidão do universo, onde continuam a desbravar horizontes e a enxergar o extraordinário em cada pequeno detalhe.

Maria da Conceição Marques
, natural e residente em Bragança.
Desde cedo comecei a escrever, mas o lugar de esposa e mãe ocupou a minha vida.
Os meus manuscritos ao longo de muitos anos, foram-se perdendo no tempo, entre várias circunstâncias da vida e algumas mudanças de habitação.
Participou nas coletâneas: Poema-me; Poetas de Hoje; Sons de Poetas; A Lagoa e a Poesia; A Lagoa o Mar e Eu; Palavras de Veludo; Apenas Saudade; Um Grito à Pobreza; Contas-me uma História; Retrato de Mim; Eclética I; Eclética II e 5 Sentidos.
Reunir Escritas é Possível: Projeto da Academia de Letras- Infanto-Juvenil de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina.
Livros Editados: O Roseiral dos Sentidos – Suspiros Lunares – Delírios de uma Paixão – Entre Céu e o Mar – Uma Eterna Margarida - Contornos Poéticos - Palavras Cruzadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário