Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Calçada de Alpajares pode vir a integrar Caminhos de Santiago de Compostela

 A Calçada de Alpajares, na freguesia de Poiares, concelho de Freixo de Espada à Cinta, poderá vir a integrar os Caminhos de Santiago de Compostela


O município está a elaborar uma proposta que espera que esteja pronta até ao final do ano.

“Está a ser elaborada a proposta, está ser feito o estudo para ver a sua viabilidade, sabemos que existem registos que assim o demonstram, mas teremos que fazer algo sustentável e sobretudo direccionado para que a cultura dos Caminhos de Santiago possa vir a inserir Freixo de Espada à Cinta na sua rota”, explicou o presidente da câmara municipal, Nuno Ferreira.

A calçada de Alpajares está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977, dada a sua riqueza geológica e arqueológica. É um quilómetro de lages de xisto e de quartzitos, num percurso de catorze quilómetros. O município acredita que inseri-la na rota dos Caminhos de Santiago pode atrair muitos visitantes a Freixo de Espada à Cinta.

“Sabemos bem a quantidade de visitantes que os Caminhos de Santiago têm todo o ano, ou seja, são milhares de visitantes que passam pelos caminhos e Freixo de Espada à Cinta quer fazer parte dessa rota. Atrair cada vez mais, perante aquilo que são os nossos recursos, turistas e população que nos possa visitar, quer nacionais, quer internacionais”, frisou.

Depois da proposta concluída, o município vai reunir, em Santiago de Compostela, com a entidade organizadora da rota. O autarca adiantou ainda que vão desafiar os concelhos vizinhos a fazer parte, como “Mogadouro” e “Figueira de Castelo Rodrigo”, mas também vizinhos espanhóis.

Há mais de 15 anos que a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta organiza o Passeio Pedestre de Alpajares. Aconteceu no fim-de-semana passado e teve a maior adesão de sempre, com 400 participantes, quer portugueses, quer espanhóis.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário