Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Associações do Nordeste Transmontano com 15 mil euros para novas ideias de jovens

 Duas associações do Nordeste Transmontano vão premiar com 15 mil euros novas ideias de jovens para a região, no âmbito de um projeto que visa estimular o aparecimento de novos negócios, divulgaram hoje os promotores.

A iniciativa é da Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara (ANCSUB), sediada em Vinhais, no distrito de Bragança, e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA), sediada em Trancoso, no distrito da Guarda.

As duas associações têm em curso o projeto “Startup Nordeste” que engloba, pela primeira vez no Nordeste Transmontano, um concurso aberto na área do empreendedorismo, o CRIEnoNI - Concurso Regional de Ideias Empreendedoras no Nordeste Interior.

Este concurso, segundo divulgaram as promotoras em comunicado, pretende validar e premiar ideias e privilegia “projetos focados no desenvolvimento sustentável do interior, fazendo uso da economia circular, proteção ambiental e combate às alterações climáticas, criando uma semente para uma cultura eco-empreendedora” na região.

O concurso é um desafio para a “criação de ‘startups’ ecoempreendedoras” e vai atribuir “um conjunto de prémios que totalizam 15 mil euros” à ideia e projetos que podem ser apresentados “por todos os jovens”.

A condição é que “tenham um projeto que contemple a sua implementação nas regiões do Nordeste Interior e potencial de impacto no âmbito do eco-empreendedorismo (eco-inovação, eco-oportunidade e eco-compromisso)”.

Para as candidaturas são elegíveis “projetos em fase de ideia, projetos com protótipos ou provas de mercado (produto mínimo viável e/ou prova de conceito) e projetos inovadores de ‘startups’ criadas há menos de um ano”, como explicam as promotoras.

Além do concurso, o “Startup Nordeste”, que envolve as duas associações e é cofinanciado pelo Compete 2020, tem programados ‘bootcamps’ (campos de treino) para os jovens nos meses de maio e junho, em Bragança, Vinhais e Guarda, para “ajudar a desenvolver as competências e conhecimentos necessários para ter sucesso”.

O projeto conjunto “Startup Nordeste” é apresentado com o propósito de desenvolver “um novo conceito” com “um programa de empreendedorismo multirregional, focado nos recursos endógenos locais, promovendo o impacto na atratividade deste território para os jovens empreendedores e para as empresas”.

Com esta iniciativa, as duas associações propõem-se “contribui para a dinamização territorial e empresarial, primordialmente nos territórios de influência” das mesmas.

HFI // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário