sábado, 29 de julho de 2023

16 de abril de 1982 - Sérgio Godinho no Cine Teatro Torralta.

Já passaram 41 anos e o Sérgio não tinha "cá" placa... e a fome continua a devastar países, continentes e milhões de seres humanos...
Eu e a Maria Eugénia, Tínhamos casado havia 6 dias, já passaram 40 anos. Fomos ver e ouvir o Sérgio.
Como o avião que nos levaria para os mundos que se veem nos filmes das televisões avariou..., (pelo que me disseram furaram-lhe os pneus) ficámos por cá. Ainda bem que não tínhamos pago nenhum adiantamento.
Ora, com um namoro de 5 anos fazer uma lua de mel à rico sem um tostão, a não ser os ordenados que iam dando para o que precisávamos, ou era hipocrisia ou chulice,
A, já, minha esposa, fazia 25 anos no dia seguinte.
Passámos lá a meia noite. O Sérgio até lhe dedicou "uma cantiga" com a Torralta "à pinha", como sempre estava.
Quem me dera ainda hoje que as linhas que escrevi no álbum que serviu de prenda e autografado pelo Sérgio Godinho... funcionasse para todas as gerações.
Em cada dia que passa funcionamos mais como máquinas programadas.
Para que nos serve a imaginação, a criatividade a emoção o conhecimento se somos apenas MÁQUINAS PROGRAMADAS?
Uns mandam (muitos sem o saberem fazer), outros obedecem (ou não, conforme estiverem, ou não, protegidos).
Que sociedade é esta?
Ainda vamos a tempo de reverter erros e velhas práticas. Só falta a coragem.
O presente, pouco ou nada me incomoda, já pouco como e bebo...
Preocupa-me, sobremaneira, o futuro dos meus filhos, dos meus netos, dos filhos dos meus amigos, dos netos dos meus amigos, dos que INSISTEM/RESISTEM em ficar por Bragança.
PORRA!
Somos tão poucos...
Unidos podemos SER FORTES!
Posso estar a ver mal, muito mal (bebi uma cerveja) mas os partidos políticos só nos têm diminuído.
O que falta fazer? O que tem sido mal feito?
Uma cidade como Bragança, tem que ter vozes críticas e ativas. "Palas" são para os Burros (asininos).
Uma cidade como Bragança, tem a suprema vantagem de ter amigos em todas as estruturas. Bragança, se pensar bem, tem capacidade de unir toda a gente em objetivos comuns e fazer abanar o Terreiro do Paço.
Sabeis o que falta para conseguir esse desiderato?
Eu digo:
1 - Ser eleito não é um tacho. É uma missão.
2 - Ficar em segundo, não é uma derrota. É sinal que ou a mensagem não passou ou não tivemos capacidade de a fazer passar.
E se... os primeiros e os segundos se unissem?
E se não abanássemos mais bandeirinhas coloridas?
E se não os quiséssemos cá a fazer campanhas?
E se, ao chegar a altura, lhes disséssemos que não faziam aqui falta nenhuma? Que não precisávamos deles.
E se tivéssemos coragem, quando chegasse a hora, para lhes dizer que NÃO PRECISAMOS DE INSTRUÇÕES E MUITO MENOS DE ORDENS!
O que não falta por aqui é gente boa que nos possa governar sem estar de joelhos perante uns rapazolas que nem fado sabem cantar.
Olhai. Por mim, juntava a rapaziada que vale alguma coisa de todos os partidos (a malta de cá) e fazia uma lista que ganhava com 100% dos votos em todas as eleições.
E mais digo. Até temos aqui GENTE que desempenharia com galhardia o "papel" de Presidente da República Portuguesa. A bem dizer, para tirar selfies e dar beijos e abraços até eu servia.
Os de fora, só nos têm diminuído.
Áh, já me esquecia. Era preciso, também, convencer os NOSSOS BONS, espalhados pela Diáspora e pelas grandes urbes... a regressarem. Estais a ouvir? Que raio estais por aí a fazer? Precisamos de vós... outra vez!
Desculpai. São asneiras e efeitos da tal cerveja.
Um abraço e bom fim de semana.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário