sexta-feira, 28 de julho de 2023

IPB implementa projecto de aproveitamento de águas pluviais

 Com o tempo cada vez mais seco, ano após anos, e com a água a ser também cada vez mais escassa, começam a pôr-se em prática soluções para evitar o desperdício de água potável


É isso que está a fazer o Politécnico de Bragança. Através da instalação de um sistema, numa das residências de estudantes, será armazenada chuva, que depois pode ser utilizada, por exemplo para regas, explica a coordenadora do projecto, Flora Silva. “Foi instalado um sistema de aproveitamento de águas pluviais, portanto, foi adaptada a rede predial de drenagem de águas pluviais, inicialmente, depois foi canalizada para esse reservatório e depois foi também adaptada a rede de abastecimento de água, com duas torneiras de jardim, que servirão para apoio de lavagem de pavimento e rega de jardim”.

O projecto Inovação IPB HydroSAAP começou a ser implementado este mês e vai estar em vigor até ao final do ano. Durante este período vão ser feitas análises à água para perceber se é viável a sua utilização. “Vamos avaliar todo o desempenho do sistema mas também a qualidade da água da chuva captada, em função do tipo de cobertura, condições climáticas locais e armazenamento do reservatório. Para além disso será um projecto conjugado com a prática educacional”.

O objectivo é reduzir o desperdício de água e levar a que o sistema seja implementado noutros edifícios ou até em negócios industriais e agrícolas. “Usar de forma eficiente a água. Acaba por ser um centro de demonstração. Isto depois pode ser extrapolado para outros edifícios, para outros usos não potáveis”.

Um Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais está agora instalado numa das residências do IPB para melhorar a gestão do consumo de água. O projecto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário