sexta-feira, 28 de julho de 2023

Serra de Bornes recebe prova oficial de parapente de amanhã até domingo

 As provas oficiais de voo livre regressam de amanhã até domingo à Serra de Bornes, em Macedo de Cavaleiros, após terem sido adiadas em junho devido às condições meteorológicas.


Luís Orlando Neves, do BôAr Parapente Clube, que integra a organização, juntamente com a Federação Portuguesa de Voo Livre e a Câmara Municipal de Macedo, garante que está tudo a postos para dar início à prova, que conta para o ranking nacional e internacional de pilotos:

“Está tudo prontíssimo.

Nós já tivemos a prova agendada para junho mas, infelizmente, as condições meteorológicas não nos permitiram ter bons dias de voo e, neste momento, estamos preparadíssimos para receber todos os pilotos, todas as famílias e todos os visitantes que queiram vir assistir a esta grande festa do voo livre em Macedo de Cavaleiros.”

As provas oficiais já não aconteciam em Macedo de Cavaleiros há mais de uma década.

Ao que tudo indica as condições vão estar favoráveis à prática do voo, no entanto, houve um decréscimo de inscrições, em comparação às que estavam previstas em junho, revela Luís Orlando Neves:

“A tradição do voo livre nunca se perdeu no nosso concelho, esteve apenas mais adormecida a nível de competições nacionais e internacionais. Mas felizmente este ano conseguimos reunir todas as condições para realizar esta prova da Liga Nacional Parapente.

Prevemos que sejam três bons dias de voo. Neste momento as condições meteorológicas são bastante favoráveis, tanto para sexta-feira, como para sábado e para domingo.

Perdemos aqui algumas das inscrições, mas compensamos com outras e contamos com cerca de 50 pilotos. Baixou ligeiramente, mas ainda assim é um número bastante satisfatório.”

As descolagens estão apontadas para a hora do almoço:

“Vai haver, juntamente com os nossos pilotos, um briefing durante a manhã, ainda na nossa sede, no Estado Municipal de Macedo de Cavaleiros, e depois subimos para a descolagem, por volta das 11 horas.

A competição acontece ali à volta da hora do almoço, diria que entre as 12h30 e as 14h. Quem quiser assistir à descolagem dos pilotos de competição e àquele espetáculo, com todos os pilotos a subir na primeira e segunda térmica, deverá estar lá em cima na descolagem por volta dessa hora. Nós vamos ter lá pilotos parados e preparados para realizar voos duplos, para quem quiser experimentar a sensação de voar.”

O concelho de Macedo de Cavaleiros, que no passado já teve uma forte tradição nas provas oficiais de voo livre, volta a recebê-las de sexta-feira a domingo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário