terça-feira, 25 de julho de 2023

Presidente da Junta de Frechas queixa-se do "abandono" das obras de melhoramento da praia fluvial

 O executivo da Câmara de Mirandela “não age nem reage. Está em coma”. A afirmação é do presidente da junta de freguesia de Frechas que resulta da sua insatisfação do que diz ser “o completo abandono” das obras de melhoramento da praia fluvial da sede de freguesia em plena época balnear que o Município prometeu concluir até à última Primavera


O vice-presidente da câmara lamenta que os prazos tenham sido ultrapassados, mas adianta que o empreiteiro responsável pela obra tem pedido a prorrogação alegando dificuldade no fornecimento de material.

Os trabalhos - que previam uma casa de banho de apoio, colocação de areia junto à margem do rio, jardinagem, equipamento urbano e uma área de estacionamento - começaram em novembro do ano passado e tinham um prazo de execução de quatro meses, mas depois de se iniciarem, rapidamente pararam até hoje. “Fiz questão, no dia 21 de junho, de ter uma reunião com o senhor vereador e com a empresa que está a executar os trabalhos e exigi que fosse feita até ao dia 30 a conclusão da obra e foi assumido que sim. O facto é que do dia 21 de junho até ao dia 30, que foi o dia da assembleia municipal, ninguém apareceu na obra”, refere José Carlos Teixeira.

O autarca de Frechas lembra ainda que teve uma intervenção sobre na Assembleia Municipal, de 30 de junho, sobre o mesmo assunto. “Fiz uma intervenção e no final a junta recebeu imediatamente um mail a justificar o porquê de não terem aparecido e a dizer que na semana seguinte, ou seja no dia 3 de julho, que iriam começar a retomar os trabalhos e conclui-los. O facto é que hoje a obra está abandonada, nunca mais ninguém apareceu”, afirma.

O presidente da junta lamenta a situação e não tem dúvidas que está a causar uma má imagem. “Em plena época balnear, estão aqui os banhistas e isto está tudo abandonado, quando isto devia de ser uma área de lazer e conforto para as pessoas e serem bem recebidos. Acho que isto é uma falta de respeito para a população da freguesia e para aquelas pessoas que gostam de vir para este local aos fins-de-semana ou durante a semana com as famílias, virem fazer os seus piqueniques e virem banhar-se aqui no rio Tua. É um crime terem plantado as árvores de jardim e semear relva e não porem a rega”, acrescenta.

Para além disso, José Carlos Teixeira descreve que “as pessoas chegam aqui e vêem-se confrontadas com este cenário que dá mau aspeto, inclusivamente com o amontoado de sucata que tem estado aqui, que era o estaleiro que foi destruído pelas cheias do dia 2 de janeiro, e cria uma má imagem”, diz.

Com a falta de respostas do executivo da câmara de Mirandela, o autarca chega a uma conclusão: “isto é um executivo que não age nem reage, para mim é um executivo que está em coma.”

As críticas do presidente da junta de freguesia de Frechas devido à paragem das obras de melhoramento da praia fluvial, uma empreitada do Município de Mirandela com um orçamento a rondar os 60 mil euros.

O vice-presidente da câmara lamenta que os prazos tenham sido ultrapassados, mas adianta que o empreiteiro responsável pela obra tem pedido a prorrogação alegando dificuldade no fornecimento de material. “O empreiteiro pediu uma primeira prorrogação de prazo alegando a falta de fornecimento por parte dos fornecedores, o módulo de apoio da casa de banho e também de um sistema de rega. Entretanto foi pedida uma segunda prorrogação de prazo, tendo-se o empreiteiro comprometido a ter a obra concluída até ao dia 7 de julho de 2023, o que não aconteceu. A obra está a ser fiscalizada pela Associação de Municípios da Terra Quente e sobre a qual o presidente de junta tem tido uma proximidade e um contributo muito positivo para que a obra fique com as características que a praia de Frechas precisa”, explica Orlando Pires.

Ainda assim, prevê que os trabalhos possam ficar prontos a breve trecho. “Estamos a 99% da conclusão da obra, o empreiteiro vai pedir mais uma prorrogação de prazo e é expectável que até ao inicio de agosto a obra fique concluída.”

Independentemente dos atrasos, o Vice-presidente da autarquia faz questão de sublinhar que a praia fluvial de Frechas “vai ganhar uma requalificação que irá permitir um embelezamento e uma melhor funcionalidade daquela frente ribeirinha”.

Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário