segunda-feira, 31 de julho de 2023

Cuscos transmontanos celebrado em Fresulfe para tradição não se perder

 Celebrar o cusco tradicional transmontano: foi com esta ideia que a Associação Tarabelo promoveu uma oficina dedicada ao produto, na praia fluvial de Fresulfe, no concelho de Vinhais


Atualmente, há ainda que produza cuscos para fins comerciais, mas são poucas as pessoas que o fazem manualmente, preservando a tradição.  A oficina, que aconteceu sábado, contou com a apresentação do cusco e as suas etapas de confeção, guiada por Fernanda Afonso, a formadora da oficina e uma guardiã deste saber. “Aprendi a fazer cuscos com a minha mãe, com a minha avó, com a minha sogra e com as vizinhas. Antigamente toda a gente fazia, porque era o arroz daqueles tempos. Isto é muito simples, são só três ingredientes, farinha água e sal”.

O cusco é mais do que uma receita, é um elo com o passado, um símbolo de identidade e um prazer compartilhado entre gerações em Trás-os-Montes. A atmosfera animada da oficina contagiou todos os participantes. Ana Paula Monte, vinda de Esposende, confessou que era a primeira vez que fazia cuscos, apesar de ser grande apreciadora do prato. “Não sabia o trabalho que isto dava. Sei que é bom mas não sabia mesmo o trabalhão que isto dava. Mas não aguentei a emoção e já meti as mãos na massa”.

A Associação Tarabelo reforça o seu compromisso com a preservação da cultura transmontana. Sara Riso, a responsável pela associação, ressalvou a importância do evento, relembrando que o objetivo é não permitir que se perca a tradição secular. “O cusco que se faz aqui é basicamente uma derivação do cusco que é feito no norte de África até hoje e que se espalhou por outras partes do mundo”.

Esta iniciativa dedicada e apaixonada visa não apenas perpetuar a receita do cusco tradicional, mas também valorizar os saberes ancestrais que estão intrinsecamente ligados à identidade região de Vinhais, como é o caso dos cereais.

A Oficina de Cuscos em Fresulfe não foi apenas uma aula culinária, mas uma jornada pela história da região, onde o simples ato de preparar os cuscos se tornou uma celebração da cultura e de convívio.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário