segunda-feira, 31 de julho de 2023

Palácios voltou a segar e malhar cereal à moda antiga no Festival de Música e Tradição da Lombada

 O Festival de Música e Tradição de Lombada trouxe consigo memórias de outros tempos, nomeadamente a recriação da segada tradicional de trigo, que teve lugar em Palácios, no último sábado


De manhã cedo, os habitantes da aldeia e os visitantes prepararam-se para embarcar numa jornada ao passado, vestindo roupas típicas de outras épocas e chapéus de palha, ao som das gaitas de foles, carregando nas mãos as foices antigas.

Maria Madalena Faiões e Noémia Carvalho, duas idosas da aldeia, observaram atentamente os mais jovens que aprendiam a ceifar e recordaram a sua infância passada no campo, numa época em que as segadas eram sinónimo de um trabalho árduo durante várias semanas. “Tinha alguns 12 anos quando fui pela primeira vez para a segada. Eu e os meus irmãos dormíamos no campo durante uma semana para não perdermos tempo de um lado para o outro. A minha mãe levava-nos lá o ‘mata-bicho’, o almoço e o jantar e passávamos mais de oito dias a trabalhar para ajudarmos o nosso pai a sustentar a casa”, recordou Maria Madalena Faiões.

A recriação da segada não é apenas um resgate das tradições perdidas, mas também um elo entre gerações. Susana Durão, uma participante que testemunhava a ceifa pela primeira vez, expressou a sua admiração pelo evento. “Este tipo de iniciativas são importantes para divulgar as tradições locais e para fazer a conexão entre gerações, porque muitas vezes este conhecimento vai-se perdendo e é bonito ver que, de facto, há pessoas que gostam de preservar estas tradições e de mostrar às gerações mais novas que há muito aqui para se conhecer e muitas histórias bonitas para se divulgarem”.

Sob a orientação da Associação Cultural Recreativa e Ambiental de Palácios, os presentes foram agraciados com uma viagem no tempo, mergulhando nos sabores, nas cantigas e nas tradições de outros tempos. O presidente da associação, Raúl Tomé, relembra que, com aquela atividade pretende preservar a cultura e a tradição. “Queremos reviver aquelo que era a tradição da ceifa e da malha. Este ano, felizmente, temos muitos jovens a participar e, assim, ficam a conhecer como antigamente se trabalhava no campo, o esforço e o cansaço que existia”.

A tradicional segada à moda antiga foi um dos pontos altos do Festival de Lombada que decorreu no último fim-de-semana.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário