sexta-feira, 28 de julho de 2023

...MEMÓRIAS

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...) 


Hoje foi dia de arrumação dos livros. Uma viagem dolorosa às memórias... interesses... saberes úteis... e muitos inúteis...  a vida toda plasmada em livros... alguns esquecidos há anos.
Mas houve três livros que me devolveram a juventude por inteiro... lembro-me do fascínio e do fulgor revolucionário quando José Mário Leite , rapaz do meu tempo, publicou o teatro: "Cravo na boca"... e Abril tão  perto.
Depois "O lodo e as estrelas" de Telmo Ferraz,  um padre que desafiava o regime  Salazarista e dava voz à velha mais velha de Feixiosa: "Num queremos la corta... num queremos acá la barraige". Que orgulho!
Finalmente o livro de poesia de Fernando Pacheco: "Maria milagre" com magníficas fotografias de Luís Cangueiro. A cidade fez-se multidão para adquir o pequeno livro... e o amor tão perto... pelo poema é que vamos...
... Memórias... que doem... mas que nos deixam felizes.
..  valeu a pena!

Fernando Calado
nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário