sábado, 29 de julho de 2023

Memórias retiradas do meu pensamento sem aviso prévio

Por: António Orlando dos Santos (Bombadas)
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Com o passar do tempo sou às vezes confrontado com memórias que, retiradas do meu pensamento sem aviso prévio me colocam numa constatação de que a vida feita de recordações em demasia, possui amargura que nos faz sentir dolorosamente desapontados com ela.
É um sentido de ver as coisas em abstrato e sabermos pôr as ideias em dia, cortando os maus pensamentos logo que surgem os primeiros sinais dos mesmos.
No entanto não será possível passarmos num determinado ponto onde hoje se vê um velho edifício ser desmantelado para dar lugar a outro que será moderno, limpo, cheiroso e sólido, talvez tão sólido que em solidez só possamos usar o Castelo para tal exercício de comparação.
Vem este pensamento à minha mente e tenho dificuldade em o descrever, porque é algo de tão pessoal que estou seguro custará aos que me lerem entender o que me vai na alma, agora que já não tenho suporte real para mais uma vez poder reconstituir a imagem gravada na minha mente de um dia de procissão de Nossa Senhora das Graças e nas janelas da casa do Cândido Velasco havia colgaduras que me pareceram naquele tempo, teria eu 7 ou 8 anos, riquíssimas e de fino gosto e como elemento central em pose de dama destacada surgia a Dª. Ofélia com o seu sorriso distinto  e três meninas lindas como anjos fazendo-lhe companhia numa pose contida, elegante e digna de um retrato que fosse pintado  por Goya.
Terá sido talvez este momento em que a estética da composição de um retrato que não fosse pintado, mas tão só uma imagem que eu estava admirando devido a factores que não saberei comentar, fez que se conjugassem dois elementos que estão na matriz do acontecimento e estar eu numa idade que o meu imaginário aliado a alguma ingenuidade me obrigaram a reter tal imagem que hoje revejo com clareza e respeito.
Há na minha vida recordações inolvidáveis e que me afloram à ideia, diversas vezes e que são mais nítidas quando as reponho no meu cérebro e as passo uma vez mais para recordar factos vividos por mim. Quase todos têm que ver com a minha vida de rapaz que se escoou como água que corresse para um mar desconhecido. Para que lembranças de coisas como esta que menciono com receio de ser mal compreendido por incapacidade de descrever este momento em que alguém que não sendo das minhas relações próximas, fica gravada para sempre para e hoje como quando tinha oito anos continuo a recordar, primeiro a classe da Senhora que soube decorar as janelas que por si só eram de nobreza bastante para o efeito, como a disposição das meninas que ela sabia essenciais no quadro me marcou até hoje.
Do prédio que já não é e que não voltará a ser não restarão partes ou réplicas das coisas que o formavam, porque infelizmente a roda da vida tudo muda e eu quando a minha estrada terminar perderei também estas memórias que me são tão queridas por serem de sítios, casas e gente, que anonimamente fizeram parte da minha vida.
A minha mágoa é a de constatar que nada se sobreporá ao envelhecimento acelerado que se faz em nós e nas nossas coisas, muito por incúria e egoísmos bacocos impossíveis de combater porque o homem tem destas coisas que são dele desde o princípio do mundo.
À Dona Ofélia que foi alguém que eu admirei pela sua classe inata faço votos para que Deus a tenha consigo, o mesmo para o Snr. Cândido Velasco . Às meninas desejo as maiores felicidades e lembrem-se que havia em Bragança quem vos admirasse pela vossa forma de ser e estar.



Gaia, 29/07/2023
A. O. dos Santos
(Bombadas)

Sem comentários:

Enviar um comentário