Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Red Burros regressa a Mogadouro com acrobacia aérea e exibição de aeronaves

 O festival aéreo “Red Burros Fly In” regressa aos céus de Mogadouro no sábado, contado nesta edição com meia centena aeronaves de vários pontos do país e Espanha, acrobacia aérea e saltos em paraquedas, foi hoje divulgado


“Este festival está incluído no cartaz de atividades do município para o verão, sendo uma iniciativa com muita procura. Esta é a segunda edição em que deslocamos, pelo segundo ano consecutivo, o 'Red Burros Fly In' para a zona histórica, para um maior envolvimento de todos os que apreciam o mundo da aviação ligeira”, disse à Lusa a vereadora do Desporto e Cultura, Márcia Barros.

De acordo com a organização do festival que cabe ao município de Mogadouro, o “Red Burros Fly In” é já um festival de dimensão internacional, contando com a presença de várias nacionalidades e ao mesmo tempo atrai fotógrafos e apaixonados pela aviação ligeira, em geral.

“Este ano vamos ter menos pilotos espanhóis presentes devido a eventuais constrangimentos no espaço aéreo, devido ao aproximar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e as taxas de carbono em vigor”, vincou a vereadora.

Do programa consta o lançamento de paraquedistas (Falcões Negros do Exército), a que se juntam vários tipos de acrobacias aéreas, que estarão a cargo de pilotos como Luís Garção, no seu Extra 330 LT, e Pedro Cunha Pereira aos comandos de um Citabria. Está igualmente prevista uma exposição estática de modelos de aviões de vários modelos e épocas.

A acrobacia de formação tem presença assegurada com os YakStar, onde duas aeronaves executarão manobras a alta velocidade. No final do festival está programada uma formação com todos os aviões de acrobacia “num espetáculo visual único”.

Outra das presenças aguardadas é a Patrulha Fantasma, a única na Península Ibérica a executar manobras com aeronaves “com motores de características dissimilares”.

A organização deste festival, que vai já na sua 12.ª edição, promete ainda a presença da “acrobacia clássica”, com um North American T-6, bem como um Chipmunk Mk20, aviões que fizeram história ao serviço da Força Aérea Portuguesa (FAP).

O "RedBurros Fly-In" terá como ponto de partida o Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM) e as acrobacias centram-se junto ao castelo templário de Mogadouro, envolvendo, assim, toda a comunidade local e visitantes.

 “O "Red Burros FlY In" é um festival inspirado na tradicional feira asinina, que decorre anualmente na aldeia do Azinhoso, localidades onde está instalado o AMM, tendo como objetivo aproximar a comunidade ao mundo da aeronáutica, desde pequenos a graúdos, com o intuito de promover, divulgar e estimular o desenvolvimento da aviação no Nordeste Transmontano na vertente desportiva, comercial, militar, lazer e turismo”, avançou a autarca.

O nome colocado ao festival “Red Burros Fly In é uma mistura de várias tradições e empenho na organização já que “Red “ significa o sangue, alma e empenho dado ao festival" e "a [outra] palavra faz jus a um animal que está na moda e sempre teve ligações à região [o burro]". A primeira edição do evento ocorreu em 2010.

De acordo com a mesma fonte, o evento aeronáutico é gratuito.

Todo o evento será supervisionado e autorizado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), GNR e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

FYP//LIL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário