terça-feira, 25 de julho de 2023

Apoio do Governo aos agricultores afectados pelo mau tempo é uma "miséria" segundo Associação de Agricultores de Trás-os-Montes

 Uma “miséria”, é assim que a Associação de Agricultores de Trás-os-Montes designa o apoio anunciado pelo Governo para minimizar os prejuízos causados pelo mau tempo de Maio e Junho aos agricultores do Norte e Centro do país


Para o vice-presidente da Associação, João Barros, este apoio serve só para iludir o agricultor.

“Este apoio é uma miséria. Para darem o que estão a dar valia mais não darem nada. Este apoio é só para dizerem que estão ajudar, para iludir o povo ou enganar o agricultor. Se formos a falar de adubos fitofarmacêuticos, subiram três vezes mais do que custavam há dois anos, quer dizer que isto nem dá para a ajuda do gasóleo do tractor”, criticou.

O Governo anunciou na semana passada um apoio até 55 euros por hectare. João Barros diz que esta ajuda não representa nada, visto que, no caso da vinha, um hectare representa um prejuízo de 1800 euros.

“O agricultor, se for vinha de consumo, tem um prejuízo sempre a cima dos 1800 euros, se estão a dar 55 euros, o que é isso? Acho que é lamentável. Estamos no país que estamos e temos governantes que não percebem nada do que estão a fazer é por isso que estão a dar estas ajudas. Estão a fazer esta fantochada só para dizer que ajudam o agricultor, quando isso não representa nada para o agricultor”, afirmou.

A Associação de Agricultores de Trás-os-Montes considera que o apoio deveria rondar os “mil euros por hectare”, no que toda aos produtores de vinho. Já no que diz respeito à maçã, deveria ser na ordem dos “dois mil euros por hectare”.

No entanto, o apoio do Governo vai chegar, no máximo, aos 55 euros por hectare. Será ainda aberta a medida de apoio à reposição do potencial produtivo, para agricultores que tiveram prejuízos em infra-estruturas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário