terça-feira, 25 de julho de 2023

Miranda do Douro: Oficina e concerto irlandês proporcionaram uma nova aprendizagem musical

 No âmbito do festival “Ciclo de Música sem Tempo” realizou-se no dia 21 de julho, em Miranda do Douro, a oficina e o concerto do grupo irlandês Caroline Keane & Tom Delany Band, um evento que proporcionou ao público local, uma conversa informal com os músicos convidados e ao serão, um concerto, no antigo paço episcopal.


O encontro com os músicos irlandeses começou ao final da tarde, na Casa da Música Mirandesa, onde o grupo convidado se apresentou ao público e deu a conhecer os instrumentos musicais tradicionais da Irlanda, como são a concertina, o bodhrán, a guitarra e a flauta irlandesa.

Após uma breve exposição e demonstração musical de cada um destes instrumentos, o quarteto irlandês convidou o público a ensaiarem juntos algumas músicas tradicionais. No final, coube aos músicos mirandeses, darem a conhecer ao grupo convidado os instrumentos caraterísticos da Terra de Miranda, como são a gaita-de-foles, a caixa-de-guerra e o bombo.

Ao serão, o grupo Caroline Keane & Tom Delany Band proporcionou um concerto, ao ar livre, no antigo paço episcopal, em Miranda do Douro, um espetáculo que despertou o interesse do público, pela alegre sonoridade dos instrumentos irlandeses.

Para o professor de música, Paulo Meirinhos, este encontro com músicos de outros países, são oportunidades de aprendizagem e de enriquecimento musical, cultural e social.

“Estes encontros com músicos de outros países são como um alargar dos horizontes, pois permitem aprofundar o conhecimento musical. Para um músico é muito importante saber, por exemplo, que a gaita-de-foles também existe noutros países e tem características diferentes da nossa, desde os materiais utilizados na sua construção, as próprias peças e até a sua sonoridade”, indicou.

A visita do grupo de música irlandesa a Miranda do Douro inseriu-se no projeto “Ciclo de Música Sem Tempo”, que consiste num festival internacional, dinamizado ao longo do ano, pela associação Cardo, nos municípios de Miranda do Douro, Santo Tirso e Esposende.

“Dada a grande atenção que Miranda do Douro dá à música tradicional é com grande regozijo que apresentamos aqui este festival internacional. Sublinho que os músicos são escolhidos criteriosamente, com base no trabalho de preservação e divulgação da música tradicional que fazem nos seus países de origem. Por isso, o grande propósito deste evento é proporcionar o encontro, a troca de experiências e de saberes entre os intérpretes da música tradicional portuguesa e estrangeira”, disse a responsável da associação Cardo.

Em Miranda do Douro, os próximos concertos no âmbito do Ciclo de Música Sem Tempo estão agendados para 16 de setembro (Wild Strins Trio) e 3 de dezembro (Kraja).
Este festival internacional foi criado pela associação Projeto Cardo, com o objetivo de preservar, divulgar e promover a música tradicional. Em Miranda do Douro, o festival conta com o apoio do município, através da Casa da Música Mirandesa.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário