Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de julho de 2023

Miranda do Douro: Oficina e concerto irlandês proporcionaram uma nova aprendizagem musical

 No âmbito do festival “Ciclo de Música sem Tempo” realizou-se no dia 21 de julho, em Miranda do Douro, a oficina e o concerto do grupo irlandês Caroline Keane & Tom Delany Band, um evento que proporcionou ao público local, uma conversa informal com os músicos convidados e ao serão, um concerto, no antigo paço episcopal.


O encontro com os músicos irlandeses começou ao final da tarde, na Casa da Música Mirandesa, onde o grupo convidado se apresentou ao público e deu a conhecer os instrumentos musicais tradicionais da Irlanda, como são a concertina, o bodhrán, a guitarra e a flauta irlandesa.

Após uma breve exposição e demonstração musical de cada um destes instrumentos, o quarteto irlandês convidou o público a ensaiarem juntos algumas músicas tradicionais. No final, coube aos músicos mirandeses, darem a conhecer ao grupo convidado os instrumentos caraterísticos da Terra de Miranda, como são a gaita-de-foles, a caixa-de-guerra e o bombo.

Ao serão, o grupo Caroline Keane & Tom Delany Band proporcionou um concerto, ao ar livre, no antigo paço episcopal, em Miranda do Douro, um espetáculo que despertou o interesse do público, pela alegre sonoridade dos instrumentos irlandeses.

Para o professor de música, Paulo Meirinhos, este encontro com músicos de outros países, são oportunidades de aprendizagem e de enriquecimento musical, cultural e social.

“Estes encontros com músicos de outros países são como um alargar dos horizontes, pois permitem aprofundar o conhecimento musical. Para um músico é muito importante saber, por exemplo, que a gaita-de-foles também existe noutros países e tem características diferentes da nossa, desde os materiais utilizados na sua construção, as próprias peças e até a sua sonoridade”, indicou.

A visita do grupo de música irlandesa a Miranda do Douro inseriu-se no projeto “Ciclo de Música Sem Tempo”, que consiste num festival internacional, dinamizado ao longo do ano, pela associação Cardo, nos municípios de Miranda do Douro, Santo Tirso e Esposende.

“Dada a grande atenção que Miranda do Douro dá à música tradicional é com grande regozijo que apresentamos aqui este festival internacional. Sublinho que os músicos são escolhidos criteriosamente, com base no trabalho de preservação e divulgação da música tradicional que fazem nos seus países de origem. Por isso, o grande propósito deste evento é proporcionar o encontro, a troca de experiências e de saberes entre os intérpretes da música tradicional portuguesa e estrangeira”, disse a responsável da associação Cardo.

Em Miranda do Douro, os próximos concertos no âmbito do Ciclo de Música Sem Tempo estão agendados para 16 de setembro (Wild Strins Trio) e 3 de dezembro (Kraja).
Este festival internacional foi criado pela associação Projeto Cardo, com o objetivo de preservar, divulgar e promover a música tradicional. Em Miranda do Douro, o festival conta com o apoio do município, através da Casa da Música Mirandesa.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário