Trás-os-Montes foi inspiração para a criação de um romance
“Do Nordeste à Bairrada” foi escrito por José Guerreiro, um amante da região transmontana, mas que vive na Bairrada. O livro conta a história de dois estudantes de duas regiões diferentes. “Consegui fazer a junção das duas regiões diferentes do país, através de um encontro que se dá entre um estudante transmontano, natural da aldeia de França, que vai tirar o curso de Enologia para Vila Real e uma estudante do concelho de Oliveira do Bairro, que vem tirar Nutrição, para Vila Real. E é assim que se conhecem e começam a namorar”, contou.
Nasceu no Barreiro, mas vive na Bairrada. No entanto, desde cedo que teve um fascínio por Trás-os-Montes. Uma região que diz conhecer bem. “Estava na tropa no Porto e tinha colegas que eram aqui de Bragança, Vinhais, Miranda do Douro, Mogadouro e eles queixavam-se que os transportes eram muito morosos naquele tempo, diziam que havia certos montes em que o comboio dava a volta, eles saiam do comboio em andamento para apanhar uvas e depois quando acabava de fazer a curva iam apanhar o comboio. Brincávamos com essa situação”, lembrou.
“Do Nordeste à Bairrada” é o sexto livro de José Guerreiro, apresentado na passada sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Bragança. Escreveu a sua primeira obra em 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário