Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Estação de transferência da Resíduos do Nordeste sofre obras e pode agora receber bio resíduos

 A estação de transferência resíduos de Bragança está adaptada para receber bio resíduos, como por exemplo, restos de comida


Até agora, a empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste fazia a separação através do lixo indiferenciado. Depois desta obra, fica preparada para receber bio resíduos que já estão devidamente separados pelo cidadão, explica o director-geral, Paulo Praça. “a estação já existia. Ela recebia resíduos indiferenciados e fica agora capacitada a receber bio resíduos separados na origem, por parte dos cidadãos. Esta obra é essencial para que se dê o passo seguinte, que é colocar contentores específicos, além das situações que já existem de compostagens domésticas e comunitárias”.

O projecto faz parte das metas ambientais portuguesas em conformidade com a União Europeia. Custou 422 mil euros, com financiamento de 85% do Fundo de Coesão. Com este valor, foram feitas obras, como a instalação de novos equipamentos, de modo a “garantir que existe uma estrutura adequada”, além da compra de dois semi-reboques que farão o transporte dos bio resíduos para o parque ambiental, onde são sujeitos a um tratamento final.

O tratamento dos bio resíduos pode resultar em compostagem ou até produção de energia eléctrica. “Por um lado a produção de um composto, já o fazíamos através dos resíduos indiferenciados, portanto produção de um composto com qualidade, um correctivo orgânico com potencialidades na aplicação na agricultura. E também através da digestão anaeróbica que temos instalada esta matéria orgânica é digerida, com ela produzimos um gás e por sua vez energia eléctrica para introdução na rede nacional”.

A Resíduos do Nordeste é a empresa responsável pelo tratamento de resíduos em todo o distrito de Bragança e ainda no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

No âmbito do POSEUR, Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, já executou investimento na ordem dos 7 milhões de euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário