Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 3 de agosto de 2024

Festival anual de Folclore, em Macedo de Cavaleiros pretende mostrar as diferenças culturais de região para região

 A Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros, este sábado, vai receber o Festival de Folclore, pelas 21h00, no âmbito do 47º aniversário do GCER – Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, que organiza este evento, em colaboração com o Município macedense.


O objetivo é mostrar as diferenças entre as culturas do país no que toca a danças, instrumentos, trajes típicos e cantares, como destaca a presidente, Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Ana Rita Monteiro:

“Na zona do Minho dança-se mais o vira.

As danças de vários locais do nosso país são diferentes de região para região. Numa noite vamos mostrar as caraterísticas culturais inerentes”.

Vão atuar 5 grupos vindos de todas as partes do país, nomeadamente o Rancho Folclórico “Os Unidos do Pinheirinho”, de Pombal, o “Rancho Folclórico de São Martinho de Courel”, de Barcelos, o “Rancho Folclórico de São Pedro da Belavista”, de Penafiel e o “Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo” de Santa Maria da Feira.

A representante do grupo anfitrião destaca a pouca adesão aos jovens a esta atividade:

“Os jovens agora não estão muito interessados, embora nós tentamos cativar mais jovens. Os jovens interessam-se mais por futebol, outros desportos. O folclore é antigo e não demonstram muito interesse. O nosso rancho tem elementos entre os 13 aos 70 anos”.

Uma iniciativa do Município de Macedo de Cavaleiros e do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografia: Município de Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário