O objetivo é mostrar as diferenças entre as culturas do país no que toca a danças, instrumentos, trajes típicos e cantares, como destaca a presidente, Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Ana Rita Monteiro:
“Na zona do Minho dança-se mais o vira.
As danças de vários locais do nosso país são diferentes de região para região. Numa noite vamos mostrar as caraterísticas culturais inerentes”.
Vão atuar 5 grupos vindos de todas as partes do país, nomeadamente o Rancho Folclórico “Os Unidos do Pinheirinho”, de Pombal, o “Rancho Folclórico de São Martinho de Courel”, de Barcelos, o “Rancho Folclórico de São Pedro da Belavista”, de Penafiel e o “Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo” de Santa Maria da Feira.
A representante do grupo anfitrião destaca a pouca adesão aos jovens a esta atividade:
“Os jovens agora não estão muito interessados, embora nós tentamos cativar mais jovens. Os jovens interessam-se mais por futebol, outros desportos. O folclore é antigo e não demonstram muito interesse. O nosso rancho tem elementos entre os 13 aos 70 anos”.
Uma iniciativa do Município de Macedo de Cavaleiros e do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário