Para a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, este empreendimento é muito importante pois vai facilitar a vida às populações dos três concelhos.
“Até ao momento, as pessoas residentes nos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro são obrigadas a deslocarem-se para Bragança, Macedo de Cavaleiros ou Torre de Moncorvo, para realizarem a inspeção periódica aos seus veículos. Às longas viagens de ida e volta, somam-se também as despesas acrescidas e as pessoas acabam por perder um dia de trabalho”, argumentou.
Por esta razão, o município de Miranda do Douro solicitou ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, (IMT, I.P.), a abertura de um concurso para a instalação de centro de inspeções no concelho, solicitação que foi atendida. O procedimento concursal para abertura de um Centro de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) no concelho de Miranda do Douro, teve início às 00:00 horas do dia 19 de agosto de 2024 e vai decorrer em quatro fases: apresentação das candidaturas; qualificação dos candidatos; apresentação da proposta e adjudicação.
Segundo o vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, em tramites normais, o CTIV poderá estar operacional no decorrer do próximo ano de 2025.
“A futura localização do Centro de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) será num polígono da zona industrial de Miranda do Douro, junto ao estrada nacional nº 218, em direção a Vimioso”, indicou.
Na perspectiva do autarca, outra mais valia deste novo empreendimento em Miranda do Douro, é a criação de novos postos de trabalho com um diretor técnico, vários inspetores dos veículos e administrativos.
“Desde setembro 2014 que existia um alvará para a instalação de um Centro Técnico de Inspeção de Veículos (CTIV), em Miranda do Douro, mas que nunca foi concretizado. Quando este executivo entrou em funções em outubro de 2021, realizou várias diligências junto do Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.) no sentido de cassar ou anular esse alvará, dado que a empresa detentora do alvará não cumpriu o propósito”, explicou o vereador, Vitor Bernardo.
O município de Miranda do Douro alega que, de acordo com a lei que diz que “pode ser autorizada a abertura de um centro de inspeção, em qualquer concelho com um número de eleitores inscritos inferior a 30 mil pessoas, desde que no concelho em causa e nos concelhos limítrofes não exista nem esteja aprovado nenhum centro de inspeção”.
“É o que acontece com o concelho de Miranda do Douro, que está delimitado pelos concelhos de Vimioso e de Mogadouro, onde também não existem centros técnicos de inspeção de veículos”, justifica.
Segundo o IMT, I.P., atualmente estão aprovados e em atividade 221 centros, distribuídos pelos 18 distritos de Portugal Continental.
Sem comentários:
Enviar um comentário