Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Sendim: Festival Intercéltico trouxe música de qualidade e público

 O 23º Festival Intercéltico, que decorreu nos dias 2 e 3 de agosto, voltou a trazer muito público à vila de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, para acompanhar os concertos de música folk e conhecer de perto a beleza natural e cultural do planalto mirandês.


Na apresentação do festival, o diretor do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, Mário Correia, assinalou a longevidade deste evento musical e cultural, que teve a sua primeira edição no ano 2000.

“Ao longo destas 23 edições, pelos palcos do Intercéltico de Sendim passaram grupos e artistas de Portugal e de todo o mundo. Foram 146 concertos em palco principal e 72 em palcos secundários”, indicou.

No decorrer da apresentação do 23º Festival Intercéltico de Sendim foram homenageadas personalidades e instituições que contribuíram para o êxito e a longevidade deste evento musical e cultural.

Em representação do município de Miranda do Douro, a presidente, Helena Barril, destacou que este festival consegue atrair muito público à região e por isso, é importante continuar a apoiar este projeto.

“Dado o retorno que este festival traz para a região e em particular para a vila de Sendim, o município de Miranda do Douro pretende contribuir para o sucesso deste festival, através de apoio financeiro e logístico”, indicou.

Com o propósito de dinamizar ainda mais o festival, a autarca de Miranda do Douro apelou à união de esforços entre vários intervenientes, para reintroduzir no programa do Intercéltico, a antiga tradição do Burro e do Gaiteiro.

“Para consolidar o sucesso e a longevidade do Intercéltico, estou convencida que temos de cooperar e trabalhar em conjunto. Assim como o município tem procurado preservar e valorizar os símbolos culturais do território, como os pauliteiros, também neste âmbito da música a ação conjunta vai permitir desenvolver e dar maior projeção ao Festival Intercéltico”, disse.

O presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, quando questionado sobre a mais valia do Festival Intercéltico, para a vila de Sendim, destacou, desde logo, a grande qualidade musical dos concertos.

“Todos os anos, participam no festival grupos de inquestionável qualidade musical, o que só por si, atrai a Sendim, público vindo de todo o país e também do estrangeiro. A visita e estadia destas pessoas ao longo do fim-de-semana é uma mais valia económica, cultural, turística e social para Sendim”, disse.

Este ano, o 23º Festival Intercéltico de Sendim, de entrada livre, contou com a atuação de grupos portugueses e espanhóis, vindos das regiões de Castela e Leão, Astúrias e Galiza.

No serão de sexta-feira, dia 2 de agosto, coube aos Gaiteiros Mirandeses e aos galegos “Lenda Ártabra / pandeireteiras” abrir o festival, que registou a afluência de muito público.

Paralelamente aos concertos, realizou-se a Feira do Livro e do Disco, tendo sido apresentados o livro “Cantos para calar silêncios e povoar ausências” e o disco “Modas Stramuntanas”.

O 23ª Festival Intercéltico de Sendim foi organizado pelo Centro de Música Tradicional Sons da Terra e contou com os apoios da Fundação INATEL, do Município de Miranda do Douro e da União de Freguesias de Sendim e Atenor.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário