Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Cachico: mercado rural de Carção atrai produtores locais que querem vender o excesso de produção para consumo próprio

 A aldeia de Carção, no concelho de Vimioso, recebeu, ao longo do fim-de-semana, a sexta edição do Cachico


O nome deste mercado rural, sendo que cachico significa nada mais que um bocadinho, serve para homenagear uma das expressões mais características daquela localidade. Além disso, é claro que a feira é uma montra dos produtos locais e ajuda a que os produtores da aldeia e de outras localidades vizinhas vendam aquilo que produzem. “Participo desde o início. Apoio todas as feiras que há no concelho, que é para apoiar o negócio local”, disse Sílvia Fernandes, de Vimioso, que faz e vende crepes. Já Teresa Pinto, da Junqueira, vende vários produtos que a terra dá, como azeitonas, nozes, amêndoas, feijão, figos, bem como o pão caseiro que confecciona. “Fabricamos as hortas e estas feiras dão jeito para vender o que sobra”, rematou.

Daniel Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Carção, assinala que este mercado rural traz dinâmica à aldeia e já é um grande atractivo, pois há vários emigrantes que regressam à terra por esta altura. “Além de trazer alguma vida, numa época do ano em que a vida nas aldeias é mais recatada, também promove os produtores locais, que expõe o que vão produzindo, ao longo do ano, e podem escoar os seus produtos. Neste momento, já se está a tornar uma festa que marca o calendário das festas da localidade, havendo, inclusive, emigrantes que regressam neste período do ano à terra para visitar os familiares e participar na feira”.

Esta foi já a sexta edição do Cachico. O mercado rural começou sexta-feira e terminou ontem. Além da venda de produtos, contou com um raid nocturno TT, animação musical, uma concentração de tractores e um magusto.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário