O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve no dia 29 de outubro um homem de 41 anos, no concelho de Vinhais, por suspeitas de violência doméstica contra a própria mãe, uma idosa de 73 anos. A vítima teria sido alvo de violência psicológica, verbal e financeira.
Na sequência de uma investigação pelo crime de violência doméstica, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) apuraram que o suspeito exercia coação psicológica, verbal e financeira sobre a sua mãe. Perante a gravidade da situação, foi emitido um mandado de detenção, prontamente executado pelos militares da GNR, culminando na detenção do homem de 41 anos.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Bragança, onde lhe foram aplicadas medidas de coação de proibição de contacto, direto ou indireto, com a vítima, bem como a proibição de se aproximar a menos de 500 metros da ofendida, medida que será monitorizada através de pulseira eletrónica.
A violência doméstica é considerada um crime público, e a denúncia é uma responsabilidade de todos.
A Guarda Nacional Republicana reforça regularmente a sensibilização para este problema social, realizando campanhas para incentivar a denúncia. Em caso de necessidade ou ao presenciar qualquer situação suspeita de violência doméstica, é fundamental que a população recorra às autoridades para que possam intervir e proteger as vítimas.
Jornalista: Lara Torrado
Sem comentários:
Enviar um comentário