O principal objetivo deste certame é recuperar as tradições antigas da apanha da azeitona e dar a conhecer aos visitantes a experiência de ir a um lagar de azeite, como refere, Andreia Eugénio, presidente de junta de freguesia de Chacim:
“No domingo vamos ter a segunda caminhada “Trilhos do Olival”, que realizamos no âmbito desta festa. Vai percorrer a zona onde há mais olivais na aldeia. Depois, vamos finalizar com uma visita ao lagar de Chacim. Vamos também contar com um almoço convívio que é feijoada, que vai decorrer na Casa do Povo.
À tarde, vamos ter uma encenação da apanha tradicional da azeitona, que basicamente vai retratar com se apanhava este produto nos nossos avós. Para lembrar como se realizava. Agora já é cada vez mais mecanizada. Antigamente era mais laboriosa do que é agora. O objetivo é conservar a tradição dos nossos pais e antepassados, para produzir o azeite de Chacim.
A mostra contém também a venda de produtos com sete expositores provenientes da freguesia e do concelho de Macedo de Cavaleiros. Os produtos que se poderão encontrar para além do azeite, e azeitona, são o pão, todo o tipo de fumeiro, e ainda artesanato, e ainda outros.”
Por isso, as expectativas são as melhores, esperando superar os visitantes do ano passado:
Temos a experiência do ano passado, no primeiro dia, sábado correu muito bem, até porque as montarias trazem muita gente.
Este ano, até contamos com mais vendedores. Por isso temos mais expectativas.
“Todos os anos tentamos melhorar a organização. Tentámos fazer uma edição diferente e nova.
No ano passado, no domingo, a maioria dos expositores já tinham vendido praticamente tudo. Então foi assim mais fraco. Mas tivemos muitos visitantes, até porque assinamos a carta de compromisso com a Rede de Turismo das Aldeias de Portugal, que também nos deu mais força. Este ano estamos a pensa que vai ser melhor do que no ano passado.”
A montaria ao javali conta com 170 inscrições, que decorre no sábado, é organizada pela Associação de Caça e Pesca de Olmos e Chacim e pelo Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros.
A mostra é uma organização da Junta de Freguesia de Chacim, com o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros, o IPAN, o lagar de Azeite da aldeia, e a Comissão de Festas, uma aldeia que pertence à rede Aldeias de Portugal desde 2013.
Já no próximo mês, a localidade vai transformar-se numa “pequena aldeia Natal”, com decoração alusiva à época.
Sem comentários:
Enviar um comentário