Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Vai nascer em Mirandela a primeira Residência em Saúde Mental do Distrito de Bragança

 PROJETO DA ASSOCIAÇÃO MATIZ EM PARCERIA COM O MUNICÍPIO DE MIRANDELA É FINACIADO PELO PRR EM 350 MIL EUROS E PREVÊ A REQUALIFICAÇÃO DE EDIFÍCIO DEVOLUTO. OBRA DEVE ESTAR PRONTA ATÉ FINAL DE 2026.


Vai ser criada no concelho de Mirandela, a primeira residência em saúde mental do distrito de Bragança integrada na rede nacional de cuidados continuados em saúde mental.

O projeto é da Matiz (Associação para a Promoção da Saúde Mental) em parceria com o Município de Mirandela. “Estamos muito entusiasmados com esta ideia, embora seja uma fase de muito trabalho e muito exigente para nós”, confessa Sara Araújo, a presidente da Matiz.

Este é o resultado de uma candidatura aprovada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Vai financiar, em cerca de 350 mil euros, a reconstrução de um edifício devoluto, na aldeia de Passos, cedido pelo Município de Mirandela, que deve estar pronto, se tudo correr bem, no prazo e de um ano e meio a dois anos e vai poder albergar 14 pessoas com problemas relacionados com a saúde mental”, revela Sara Araújo. Para além da cedência do edifício, a autarquia também financiou o IVA do projeto.

Esta residência destina-se a pessoas com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial, resultante de doença mental, que se encontrem clinicamente estáveis e funcionais.

Entretanto, a Associação Matiz - criada em 2017 e que recebeu o estatuto de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) - tem a funcionar uma outra resposta social e de saúde que “é uma equipa multidisciplinar de apoio domiciliário em saúde mental para pessoas com experiência de saúde mental e que está inserida na rede nacional de cuidados continuados integrados”, conta a presidente da Matiz, acrescentando que “quem tiver essa experiência ou tenha um familiar que precise de ajuda, podem recorrer à intervenção desta equipa e a forma de chegar ate nós é falando com o médico de família sobre esta circunstância para poderem ser encaminhados para as respostas da nossa equipa”, diz.

A Matiz com sede em Vila Nova das Patas, na freguesia de Carvalhais (Mirandela), tem outras ações isoladas e projetos mais estruturados na área da prevenção e da promoção da saúde mental, com destaque para o projeto “Aproximar Mirandela” com oficinas de estimulação cognitiva, criativa e digital, em parceria com o Município, junta de freguesia e a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do IPB.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário