Vai ser criada no concelho de Mirandela, a primeira residência em saúde mental do distrito de Bragança integrada na rede nacional de cuidados continuados em saúde mental.
O projeto é da Matiz (Associação para a Promoção da Saúde Mental) em parceria com o Município de Mirandela. “Estamos muito entusiasmados com esta ideia, embora seja uma fase de muito trabalho e muito exigente para nós”, confessa Sara Araújo, a presidente da Matiz.
Este é o resultado de uma candidatura aprovada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Vai financiar, em cerca de 350 mil euros, a reconstrução de um edifício devoluto, na aldeia de Passos, cedido pelo Município de Mirandela, que deve estar pronto, se tudo correr bem, no prazo e de um ano e meio a dois anos e vai poder albergar 14 pessoas com problemas relacionados com a saúde mental”, revela Sara Araújo. Para além da cedência do edifício, a autarquia também financiou o IVA do projeto.
Esta residência destina-se a pessoas com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial, resultante de doença mental, que se encontrem clinicamente estáveis e funcionais.
Entretanto, a Associação Matiz - criada em 2017 e que recebeu o estatuto de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) - tem a funcionar uma outra resposta social e de saúde que “é uma equipa multidisciplinar de apoio domiciliário em saúde mental para pessoas com experiência de saúde mental e que está inserida na rede nacional de cuidados continuados integrados”, conta a presidente da Matiz, acrescentando que “quem tiver essa experiência ou tenha um familiar que precise de ajuda, podem recorrer à intervenção desta equipa e a forma de chegar ate nós é falando com o médico de família sobre esta circunstância para poderem ser encaminhados para as respostas da nossa equipa”, diz.
A Matiz com sede em Vila Nova das Patas, na freguesia de Carvalhais (Mirandela), tem outras ações isoladas e projetos mais estruturados na área da prevenção e da promoção da saúde mental, com destaque para o projeto “Aproximar Mirandela” com oficinas de estimulação cognitiva, criativa e digital, em parceria com o Município, junta de freguesia e a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do IPB.
Sem comentários:
Enviar um comentário