Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

RECOLHA SELETIVA NO DISTRITO CRESCEU PERTO DE 7% NO PRIMEIRO SEMESTRE

 Nos primeiros seis meses deste ano, houve um crescimento de 6,65% na recolha seletiva multimaterial na área de abrangência da Resíduos do Nordeste (RN), comparativamente ao período homólogo em 2024, adianta, em comunicado, aquela empresa intermunicipal que gere o sistema de tratamento de resíduos de todo o distrito de Bragança e ainda de Vila Nova de Foz Coa.


Ainda segundo a RN, durante o mesmo período foram recolhidas 2.867,50 toneladas de materiais recicláveis. Nos fluxos de papel/cartão houve um decréscimo de 0,05%, e um aumento no plástico de 9,66% e no vidro de 9,61%, o que representa um crescimento global de 6,65%, comparativamente ao primeiro semestre de 2024, adianta a nota.

Para o Presidente do Conselho de Administração da RN, o aumento dos materiais recolhidos seletivamente “é o reflexo do compromisso conjunto entre a Resíduos do Nordeste, os Municípios e, sobretudo, da crescente adesão da população, nomeadamente na recolha porta-a-porta. Este resultado demonstra que o investimento em infraestruturas e sensibilização está a dar frutos e que trabalhamos juntos pela sustentabilidade do território”, refere João Gonçalves.

O autarca de Carrazeda de Ansiães espera que a tendência de crescimento da recolha seletiva se mantenha. “O crescimento é um dado positivo e significativo, mas precisamos de mais e esperamos no segundo semestre obter um bom crescimento das quantidades recolhidas seletivamente”, acrescenta.

A RN tem ao dispor da população, em todo o sistema, cerca de 1000 ecopontos e 14 ecocentros.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário