Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Alheira de Mirandela eleita como melhor enchido do mundo

 O prestigiado guia gastronómico internacional “TasteAtlas”, revelou, esta terça-feira, que na eleição das melhores iguarias a provar em 2026, no que toca aos enchidos, o vencedor é a alheira de Mirandela, que recebe 4,34 estrelas.


Os rankings do TasteAtlas, explica o guia, são feitos com base nas classificações dadas pelos utilizadores da plataforma online. Para a escolha dos melhores produtos deste ano foram validadas 590.228 avaliações.

A notícia foi recebida com “imensa alegria e um profundo sentido de missão cumprida”, por parte da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), entidade gestora da Indicação Geográfica Protegida (IGP) Alheira de Mirandela, desde 1996.

Em comunicado, a ACIM considera que este reconhecimento não é apenas um prémio, “é a afirmação global de um património cultural e gastronómico. É a validação do sabor inconfundível, da receita tradicional e da ligação profunda ao nosso território mirandelense”.

A Associação faz questão de agradecer “a todos os produtores, a todos os que mantêm viva a tradição e, claro, aos milhares de apreciadores em todo o mundo que nos colocaram no topo”.

Também a Confraria da Alheira de Mirandela (CAM) já reagiu a esta distinção do ranking do TasteAtlas, construído a partir de milhares de avaliações de utilizadores de diversos países, considerando que “reforça o reconhecimento universal de um produto cuja identidade ultrapassa fronteiras. A receita tradicional, o sabor inconfundível e a ligação profunda ao território mirandelense fazem da alheira não apenas um alimento, mas um património cultural vivo”, adianta.

No comunicado, a CAM, zeladora e defensora de um dos mais preciosos patrimónios gastronómicos de Trás-os-Montes, sublinha que este prémio é também “a validação do trabalho incansável das gerações que, ao longo dos séculos, mantiveram viva a receita original e o rigor na sua produção”.

Para a CAM, a Alheira de Mirandela não é apenas um alimento, “é a história de Trás-os-Montes, é a resiliência de um povo e é o sabor da tradição. Continuaremos a nossa missão de proteger, celebrar e divulgar este símbolo de Mirandela”.

Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário