Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Cantares dos Reis encheram o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros de tradição e emoção

 O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros encheu-se de vozes, tradição e emoção, este domingo, com a realização da 22.ª edição do Concerto de Cantares dos Reis. Ao longo da tarde, 14 associações e freguesias do concelho subiram ao palco para celebrar uma tradição que atravessa gerações e continua bem viva no território.


O concerto foi uma verdadeira viagem pelos cantares das janeiras, numa iniciativa que voltou a mobilizar o movimento associativo local. Para o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, este ano ficou marcado por um maior envolvimento das coletividades e das freguesias, algo que o executivo quer continuar a reforçar:

Um dos momentos mais marcantes da tarde foi protagonizado pelos utentes da CERCIMAC, que apresentaram uma atuação teatralizada, profundamente emotiva, deixando o público visivelmente comovido. A performance trouxe uma mensagem de esperança e humanidade, lembrando que “apagou-se a luz no mundo, mas acendam o olhar do coração”.

Sérgio Borges sublinha ainda a importância do associativismo local na preservação destas tradições:

O Concerto de Cantares dos Reis voltou assim a afirmar-se como um dos momentos culturais mais emblemáticos do início do ano em Macedo de Cavaleiros, reforçando a identidade local e o sentimento de comunidade, numa celebração onde a tradição continua a encontrar futuro.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário