O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros encheu-se de vozes, tradição e emoção, este domingo, com a realização da 22.ª edição do Concerto de Cantares dos Reis. Ao longo da tarde, 14 associações e freguesias do concelho subiram ao palco para celebrar uma tradição que atravessa gerações e continua bem viva no território.
O concerto foi uma verdadeira viagem pelos cantares das janeiras, numa iniciativa que voltou a mobilizar o movimento associativo local. Para o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, este ano ficou marcado por um maior envolvimento das coletividades e das freguesias, algo que o executivo quer continuar a reforçar:
Um dos momentos mais marcantes da tarde foi protagonizado pelos utentes da CERCIMAC, que apresentaram uma atuação teatralizada, profundamente emotiva, deixando o público visivelmente comovido. A performance trouxe uma mensagem de esperança e humanidade, lembrando que “apagou-se a luz no mundo, mas acendam o olhar do coração”.
Sérgio Borges sublinha ainda a importância do associativismo local na preservação destas tradições:
O Concerto de Cantares dos Reis voltou assim a afirmar-se como um dos momentos culturais mais emblemáticos do início do ano em Macedo de Cavaleiros, reforçando a identidade local e o sentimento de comunidade, numa celebração onde a tradição continua a encontrar futuro.
Cátia Barreira


Sem comentários:
Enviar um comentário