Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

PORTUGAL TEM PERTO DE 400 MIL JAVALIS, REVELA MAPA EUROPEU

 Portugal acolhe atualmente cerca de 400 mil javalis, concentrados sobretudo no interior centro do país, segundo um novo mapa europeu sobre a densidade desta espécie. O estudo foi desenvolvido pelo consórcio ENETWILD, com base em dados do Observatório Europeu da Fauna Selvagem.


A nível europeu, a população de javalis é estimada entre 13,5 e 19,6 milhões de animais. Os especialistas alertam para um crescimento contínuo, confirmado também pelos números da caça: de pouco mais de dois milhões de javalis abatidos por ano em 2010, passou-se para quase quatro milhões nos últimos anos.

Este aumento acelerado preocupa investigadores, que apontam riscos para a economia rural e para a saúde animal, nomeadamente devido à possibilidade de propagação de doenças como a peste suína africana.

O mapa indica maior concentração da espécie na Europa Ocidental, com destaque para Espanha, França e Itália, enquanto a densidade diminui no norte e leste do continente. Na Península Ibérica, algumas zonas apresentam níveis considerados extremos, sobretudo ao longo do corredor mediterrânico.

Depois do corço, o javali é o ungulado mais распространado na Europa, adaptando-se a habitats muito variados, desde florestas e áreas agrícolas até regiões montanhosas com climas rigorosos.

Jornalista: Vitória Botelho com LUSA
foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário