Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

GOVERNO LANÇA APOIO DE 15 MILHÕES DE EUROS PARA REFORÇAR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR AGRÍCOLA

 O Governo anunciou a criação de um apoio financeiro no valor de 15 milhões de euros destinado a promover a eficiência energética e a utilização de energias renováveis no setor agrícola, numa medida que visa acelerar a modernização, a sustentabilidade e a competitividade da agricultura portuguesa.


O programa prevê financiamento a fundo perdido, que pode atingir até 100% do investimento elegível, e dirige-se a produtores agrícolas e agropecuários, cooperativas, organizações de produtores e associações de regantes. Entre as despesas apoiadas estão a aquisição de equipamentos e infraestruturas de eficiência energética, bem como soluções para a produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis.

A iniciativa é financiada pelo Fundo Ambiental e operacionalizada pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). De acordo com o Governo, o apoio permitirá reduzir significativamente os custos energéticos das explorações agrícolas, contribuir para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e apoiar o cumprimento das metas nacionais em matéria de clima e energia.

Com este investimento, o Executivo pretende reforçar a resiliência do setor agrícola face aos desafios económicos e ambientais, promovendo práticas mais eficientes e alinhadas com a transição energética e com os objetivos de neutralidade carbónica do país.

A Redação,
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário