Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Vinhos de Trás-os-Montes surpreendem pela qualidade, mas carecem de maior visibilidade

 O objetivo nacional é conseguir exportar mil milhões de vinho em 2026 e atingir a fasquia de mil e duzentos milhões por ano até 2030


A Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes recebeu, em Valpaços, os presidentes do Instituto da Vinha e do Vinho e da ViniPortugal para os pôr ao corrente das dificuldades do setor na região.

A presidente da comissão, Ana Alves, destacou as quebras de consumo e de produção, entre outros condicionalismos, pelo que defende o reforço da promoção para aumentar as vendas:

“Debatemo-nos com aquilo que são as dificuldades de uma região pequena, de uma região que tem a noção, que tem produtos diferenciadores com uma qualidade acima da média, com produtores pequenos que muito fazem, muitas vezes com necessidades a nível de adegas, para conseguir ter os vinhos de qualidade que conseguem efetivamente produzir, mas uma dessas dificuldades é mesmo uma questão de dimensão. Nós sabemos que conseguimos produzir vinhos de qualidade, temos que os promover. A questão da promoção é essencial porque ninguém nos vai buscar os nossos vinhos à porta se não os promovermos devidamente. É aí que entra a ViniPortugal.”

Francisco Toscano Rico, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, viu muito potencial na região vitivinícola de Trás-os-Montes.

Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, sublinhou também a necessidade de dar sustentabilidade económica ao setor do vinho e aumentar a exportação:

“Trás-os-Montes é uma região que, em termos de exportação, ainda não tem uma expressão muito grande. Mas é uma região com potencial incrível, muito grande mesmo. Tem uma qualidade muito grande, todos os provadores a quem nós damos a provar os vinhos da região de Trás-os-Montes ficam surpreendidos e aquilo que nós temos que fazer agora é trabalhar mais em conjunto. Aliás, hoje, falámos muito sobre isso com a Presidente da CCDR, trabalhar mais em conjunto. Se os portadores não forem lá fora connosco, às várias ações, pelo menos trazer mais compradores à região.”

Segundo Frederico Falcão o objetivo nacional é conseguir exportar mil milhões de vinho em 2026 e atingir a fasquia de mil e duzentos milhões por ano até 2030.     

Escrito por Rádio Ansiães

Sem comentários:

Enviar um comentário