Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

“O Outro Lado”: dor, cura e renascimento na arte de Madalena Maia

 Foi no processo de luto e de cura que Madalena Maia se desafiou a si própria a pintar. Pegou em telas e pincéis e deu origem à exposição intitulada “O Outro Lado”, uma viagem pela arte contemporânea onde se revela uma faceta mais íntima e emocional da artista.


Trata-se da primeira exposição individual de pintura de Madalena Maia, artista autodidata natural de Mirandela, que será inaugurada esta sexta-feira, às 18h00, no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, naquela cidade.

Ligada profissionalmente à medicina tradicional chinesa e a técnicas de relaxamento, Madalena Maia transporta para as telas o seu mundo interior, num percurso que vai do real ao simbólico, das emoções ao espiritual, como explica na primeira pessoa:

A exposição integra cerca de 30 obras, organizadas em cinco núcleos distintos: o feminino interior; entre sombras e luz; o fantástico e o simbólico; o mundo real como um portal; e heranças da alma. Este último assume um carácter particularmente pessoal, incluindo pinturas da autoria da mãe e do irmão da artista, ambos já falecidos:

“O Outro Lado” é uma exposição que parte da dor, mas conduz o visitante por um processo de cura e renascimento emocional. A mostra estará patente até ao dia 21 de junho.

A entrevista completa à artista Madalena Maia pode ser ouvida depois das 17h00, na Rádio ONDA LIVRE.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário