A Câmara de Miranda do Douro vai receber, da EDP, 451.212 euros anuais pelas rendas das barragens face aos atuais 72.794 mil euros, avançou o presidente da autarquia local, Artur Nunes.
Segundo o autarca de Miranda do Douro, Artur Nunes, o protocolo assinado é benéfico para o concelho, já que se regista um aumento de dividendos na ordem dos 520 por cento.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a EDP assinado recentemente, em Picote (Douro Internacional), através do qual a elétrica nacional vai pagar voluntariamente cinco milhões de euros aos municípios com aproveitamentos hidroelétricos.
“Com as dificuldades financeiras que os municípios atravessam, o acordo assinado é excelente e, ao mesmo tempo, traduz-se numa forma de compensação aos municípios que têm empreendimentos hidroelétricos no seu território, tratando-se assim de um ato de justiça", disse o autarca.
O protocolo assinado determina que os cinco milhões que serão distribuídos anualmente por mais de 60 municípios sejam aplicados em projetos de natureza social, educativa, ambiental, de saúde e desenvolvimento regional.
"Agora e ao abrigo do protocolo assinado, vamos fazer um plano de investimentos e determinar as áreas para a aplicação do dinheiro, para assim justificarmos os montantes a investir", frisou Artur Nunes.
O autarca acrescentou ainda que estas verbas não se destinam à resolução das dívidas da autarquia, nem para investimentos em obras físicas.
“Dentro deste processo, vamos contemplar a área cultural, já que a cultura mirandesa é um dos principais pilares para o desenvolvimento económico do concelho. No entanto, a ação social e desenvolvimento local serão outras da áreas a investir", acrescentou o autarca.
A câmara de Miranda do Douro é o segunda do país que mais beneficia com a assinatura do Protocolo entre a EDP e da ANMP, logo a seguir à autarquia de Montalegre.
in:rba.pt
A Câmara de Miranda do Douro, já comprou tintas para pintar a estrada de Ifanes Constantim. è considerada a obra do ano. Os rapazes estão a cumprir o programa a que se candidataram. Háháháhá também já fizeram panfletos para publicitar as chouriças e os btilhos. Então não trabalharam bem?
ResponderEliminar