Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Carrazeda de Ansiães vai promover a recriação do modo de funcionamento do antigo Moinho de Vento
A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães promove no próximo Domingo, 24 de fevereiro, pelas 14h00, a recriação do modo de funcionamento do antigo Moinho de Vento.
O Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães foi construído há mais de 110 anos, apenas funcionou na primeira década da sua existência. Durante um século ficou abandonado e em 2012, a Câmara Municipal investiu cerca de 100 mil euros, comparticipados em 60% por fundos comunitários, para o transformar num imóvel de interesse didático e turístico.
Embora existam mais moinhos de vento em Trás-os-Montes e Alto Douro, o de Carrazeda de Ansiães é o único exemplar recuperado e em pleno funcionamento na região transmontana.
É para mostrar como funciona esta estrutura molineira que a autarquia agendou para o dia 24 de Fevereiro a recriação da moagem de cereal, em que participarão elementos das associações culturais das aldeias de Misquel e Luzelos.
A partir das 16h00, os participantes vão deslocar-se para os moinhos de água do Ribeiro do Coito que foram recuperados em Vilarinho da Castanheira. Aí, com o apoio da Junta de Freguesia local, será também recriado o modo de funcionamento dos moinhos de rodízio, inseridos num espaço de lazer bucólico e campestre.
As duas estruturas fazem parte de uma área mais vasta, onde existem outros moinhos e fornos de cozer pão, entre outras construções.
No final das iniciativas haverá uma merenda tradicional para todos os participantes constituída por alimentos confecionados com farinha tais como: filhós, económicos, bola de azeite, folar, biscoitos e pão centeio e trigo.
Tanto o moinho de vento como os moinhos de água, juntamente, com o castelo fazem parte do circuito turístico que a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai promover no sentido de incrementar a atividade turística no concelho durante a próxima primavera e verão.
in:noticiasdonordeste.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário