56 por cento das missões levadas a cabo pelo helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros tiveram origem no distrito de Bragança.
Os números, relativos a 2012, foram avançados pelo enfermeiro-chefe do serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Bragança durante as Jornadas de Enfermagem da Escola Superior de Saúde.
“Bragança é o ponto de partida das missões de 56 % das missões, é o quinto maior distrito do país, a região ainda apresenta fracas acessibilidades, que continuam a ser difíceis e levam a que haja percursos muito longos entre os municípios e a sede do distrito”, refere Norberto Silva.
O facto da maior parte das missões terem origem no distrito de Bragança é um dos argumentos lançados pelo enfermeiro para defender a manutenção do helicóptero em Macedo de Cavaleiros.
Segundo o responsável, a transferência deste meio aéreo para Vila Real vai deixar o Nordeste Transmontano mais desprotegido. “Vila Real será em princípio o próximo estacionamento do meio, no entanto o estudo apenas 35 % das missões tiveram origem na região contra 56% que tiveram origem em Bragança. E é evidente que assim seja, porque Bragança não tem resposta definitiva a um determinado tipo de patologias nomeadamente aos doentes coronários que frequentemente são evacuados”, salientou o enfermeiro.
Recorde-se que o Tribunal Central Administrativo do Norte rejeitou a providência cautelar apresentada pelos autarcas do distrito de Bragança e entende que o meio aéreo deve ser deslocalizado.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário